COVID-19

Ouça essa matéria

Souto Soares: Mandiocultura será fortalecida no município

26/01/2021

Um plano municipal para a agricultura familiar de Souto Soares foi o principal tema da reunião realizada nessa segunda-feira (25), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O encontro contou com a participação de dirigentes da SDR e uma equipe da Prefeitura de Souto Soares, município localizado no Território de Identidade Chapada Diamantina.

O secretário ressaltou a importância da realização de um levantamento de informações atuais relacionadas à agricultura familiar e ao principal sistema produtivo que é o da mandioca, para a elaboração do plano: “A ideia é realizar uma ação integrada para fortalecer a agricultura familiar, reunindo as famílias agricultoras para qualificar a base de produção, inserir mudas mais resistentes, entre outras ações, além de prever custos e traçar metas para os próximos anos”.

André Sampaio, prefeito de Souto Soares, destacou que na sua segunda gestão pretende investir na agricultura familiar do município: “Em Souto Soares, a maioria da população mora na zona rural e tem muitos agricultores familiares e a gente entende que a agricultura familiar hoje é importante para gerar emprego e renda e é um desafio grande, pois nossa cidade fica no Semiárido, com poucas chuvas, mas vamos lutar para vencer esse desafio e investir na agricultura familiar do município de Souto Soares”.

O município possui aproximadamente 60 comunidades rurais, que trabalham também com outros sistemas produtivos, a exemplo da fruticultura e da mamona.

Durante o encontro, foram abordados ainda temas como Garantia-Safra, emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf), produção orgânica, implantação de maniveiro e de quintais produtivos.


Fonte: Ascom - SDR


Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco