COVID-19
Ouça nossas rádios
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar

Ouça essa matéria

Xique-Xique: Centro de recursos pesqueiros e aquicultura da Codevasf na Bahia revitaliza São Francisco com 1,9 milhão de peixes

06/01/2021

Cerca de 1,9 milhão de alevinos produzidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique foram utilizados em ações de repovoamento do rio São Francisco e de seus afluentes e de fomento à piscicultura como atividade produtiva no ano de 2020. Esses e outros dados integram o balanço das atividades do centro de recursos pesqueiros e aquicultura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que realiza pesquisa e produção para ações de revitalização da bacia do São Francisco na Bahia.

Segundo o chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, Antônio do Nascimento, a produção de alevinos da unidade visa atender às ações da Codevasf de repovoamento do rio São Francisco com espécies nativas e ainda promover o apoio à produção de piscicultores da região, que recebem e cultivam os peixes com fins comerciais.

 “Essas ações são de elevada importância não só para o meio ambiente, como também para ajudar a manter o modo de vida das comunidades e a cultura local, que tradicionalmente está totalmente ligada à pesca. O peixe é a principal fonte de consumo de proteína animal. Por vezes, sendo a única. A ictiofauna do São Francisco é um recurso imensurável para população que dela depende. Por isso, a redução dos estoques impacta diretamente o modo de vida do ribeirinho”, disse o chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura.

Um dos beneficiados pelo trabalho de pesquisa e produção em aquicultura e recursos pesqueiros da Codevasf comemora o resultado das ações de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco na Bahia.

No ano de 2020, foram 4.413 beneficiados diretamente por essas ações do Centro, além de 59 associações atendidas. Os municípios baianos beneficiados foram: América Dourada, Barra, Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Brotas de Macaúbas, Cafarnaum, Central, Ibipeba, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Irecê, Itaguaçu, João Dourado, Jussara, Lapão, Lençóis, Mansidão, Matina, Morpará, Paratinga, Presidente Dutra, São Gabriel, Serra do Ramalho, Sítio do Mato, Uibai e Xique-Xique. O município de Júlio Borges, no Piauí, também foi contemplado com as ações.




Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco