COVID-19
Ouça nossas rádios
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar

Ouça essa matéria

Central: Justiça pede que Câmara se manifeste sobre ação movida por prefeito

15/02/2021

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) intimou a Câmara de Vereadores de Central, para se manifestar em um caso que envolve nomeações de cargos na prefeitura da cidade. 

Em despacho desta segunda-feira (15), a desembargadora Telma Britto intimou a Câmara Municipal da cidade para que se manifeste em até cinco dias sobre uma ação direta de inconstitucionalidade movida pelo prefeito Renato Pereira de Santana, conhecido como Renato do Boi.

O gestor questiona a validade do artigo 1º da Lei Municipal nº 578/2013, que dispõe sobre as condições de veto à nomeação e contratação de parentes no âmbito da administração municipal. Segundo a defesa do prefeito, a proibição de contratações de parentes para cargos políticos como secretários municipais não é admitida pela Súmula Vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal (STF).







O entendimento do prefeito é que proibição só vedaria nomeações para cargos de confiança ou em comissão, geralmente para funções de chefia e direção de setores. Desde maio de 2018, o STF orienta que mesmo para cargos políticos é necessário que o nomeado tenha competência e conduta moral adequada.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco