COVID-19

Ouça essa matéria

Jogo político de 2022 começou, mas falta definir jogadores e táticas

12/02/2021



Pouco tempo após as eleições 2020, já inicia a discussão sobre as eleições 2022. 

Mas ainda falta definir os jogadores e as táticas que vão vigorar no campeonato do sistema político. Por ora, não dá para saber quem estará efetivamente em campo, nem quem vai liderar à disputa e garantir uma cadeira na Assembleia Legislativa. Muita coisa pode acontecer. Por enquanto, especula-se alguns nomes que possivelmente disputarão as eleições.


Zé Carlos da Cebola - Empresário, agricultor, ex-prefeito de São Gabriel e pai do atual prefeito, Hipólito Rodrigues. Em 2018 obteve 38.534 votos, sendo 3.631 somente em Irecê. Já em 2020, apesar de ter apoiado o candidato Luizinho Sobral em Irecê e não obter êxito, Cebola saiu fortalecido na região de Irecê,  elegendo muitos prefeitos aliados. Atualmente está filiado ao PL. 


Cafu Barreto - empresário e ex-prefeito de Ibititá. Em 2020, conseguiu eleger a sucessora do seu grupo, Nilvinha Barreto. Atualmente está filiado ao PSD e com a possibilidade de Diego Coronel ser candidato à Deputado Federal, teria sigo cogitado como herdeiro dos votos do parlamentar na região e possível nome para substituí-lo. Em 2018, Diego Coronel foi um dos deputados estaduais mais bem votados na região de Irecê.


Reinaldinho - Aliado do ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto. Reinaldinho é apontado como um dos principais articuladores políticos na região de Irecê para o fortalecimento do nome de ACM Neto, que é apontado como possível postulante ao cargo de governador. Reinaldinho reúne a experiência de mandatos como prefeito, além do legado político do pai, Reinaldo Braga, ex-deputado estadual. Atualmente é filiado ao MDB. Comenta-se também a possibilidade da esposa de Reinaldinho ser candidata à deputada estadual. Marilan Braga tem sido destaque nos projetos sociais no município. 


Ricardo Rodrigues: José Ricardo Rodrigues Barbosa concluiu, em 2020, seu quarto mandato como prefeito de Lapão. Conta com um mandato como vice-prefeito. Ricardo alcançou a marca de 94% de aprovação durante sua gestão como prefeito de Lapão e elegeu o sucessor do município, Márcio Messias. Ricardo exerceu o cargo de presidente do consórcio de saúde da região de Irecê. Atualmente, encontra-se filiado ao PSD e tem uma boa relação com o atual governador Rui Costa e os senadores Jaques Wagner, Ângelo Coronel e Otto Alencar. 


Luizinho Sobral: Ex-vereador, ex-deputado e ex-prefeito de Irecê, Luizinho obteve nas eleições de 2018 para deputado estadual, 46.162 votos, sendo 12.456 votos apenas em Irecê. Em 2020, disputou as eleições municipais contra o atual prefeito, Elmo Vaz, mas não obteve êxito. Elmo ganhou a disputa com diferença de 5.524 votos. O ex-prefeito Luizinho Sobral teve 41,01% dos votos válidos, o que corresponde a 14.903 votos. Luizinho Sobral, anunciou recentemente sua desfiliação do Podemos, partido ao qual esteve filiado nos últimos 14 anos, cumprindo mandatos como vereador de Salvador (2008/2009), deputado estadual (2010/2012) e prefeito de Irecê (2013/2016).


E você leitor, quem acha que reúne as melhores condições para disputar as eleições de 2022, representando a região de Irecê?

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco