Prefeitura de João Dourado emite esclarecimentos sobre a constatação da mutação do vírus em pacientes oriundos de Manaus
06/02/2021
Após notificação na manhã desta sexta-feira, 05, sobre a constatação da mutação do vírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em pacientes oriundos de Manaus com passagem pelo município de João Dourado, a Prefeita em Exercício, Rosângela Cardoso, a Secretária de Saúde Mailma Vasconcelos e equipe, se reuniram no Gabinete para analisarem e discutirem a situação.
Como já publicado em nota, trata-se de 02 (duas) pessoas do sexo masculino que chegaram ao município no dia 20 de janeiro, após passagem pela cidade de Salvador.
Com efeito, no dia 23 de janeiro, o município teve ciência, através vigilância epidemiológica de Irecê, de uma paciente internada no PA Covid oriundo de Manaus, cujo esposo e filho estavam em João Dourado. Após investigação, foram localizadas as duas pessoas e, de imediato, encaminhadas para o Centro de Covid-19 para realização do teste RT-PCR, com a notificação para investigação no Lacen, as mesmas assinaram o termo de compromisso para o isolamento e quarentena.
Em 25 de janeiro saiu o resultado dos dois exames com resultados positivo, permanecendo em isolamento até o dia 01 de fevereiro, data em que foi realizada uma nova coleta por soro, conforme solicitado pelo Lacen para conclusão do estudo se detectava a nova cepa, os resultados saíram hoje, sendo positivo.
Ressaltamos que todas as pessoas que tiveram contato com os infectados estão sendo monitoradas e a vigilância sanitária também intensificará a fiscalização noturna para controle de aglomerações. Salientamos ainda, que a população precisa reforçar os cuidados de higiene, o uso de máscara e o distanciamento social. Temos a vacina, mas a pandemia ainda não acabou.
Prefeitura Municipal de João Dourado.