COVID-19
Ouça nossas rádios
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar
Play Pause Entrar

Ouça essa matéria

Variante da Covid-19 de Manaus chega a Irecê e João Dourado

08/02/2021

Como se já não bastasse a ameaça causada pelo original, eis que um dos “herdeiros” do novo coronavírus elevou o alerta de perigo da pandemia no estado. Dez casos da P.1, variante do vírus identificado em Manaus e com velocidade maior de contágio, foram detectados no território estadual pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen). Ao todo, 32 amostras de pessoas que estiveram no Amazonas foram analisadas geneticamente.

O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou que as amostras foram coletadas nos últimos dias, e a investigação preliminar da vigilância epidemiológica descobriu que a maioria dos pacientes com a P.1 estava de férias e passou pelos municípios de Salvador, Irecê e João Dourado. Todos eles têm residência na região amazônica.

“Os genomas sequenciados são provenientes de 25 municípios da Bahia, sendo que todos os pacientes tinham sintomas clínicos característicos, como dificuldade de respirar, cansaço, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou pneumonia, bem como eram casos suspeitos de reinfecção e óbitos”, explica a diretora geral do Lacen, Arabela Leal.

A faixa etária dos pacientes diagnosticados com a variante P.1 vai de 7 a 66 anos, sendo sete homens e três mulheres. As amostras que testaram positivo para a variante de Manaus foram coletadas em unidades públicas e privadas, sendo, respectivamente, sete e três.

Alterações

Variantes, como a de Manaus, são espécies de atualizações do vírus. Assim como qualquer ser vivo, ele está em constante mudança para se adaptar ao ambiente. A H1N1, por exemplo, é uma variação da gripe comum - ambas causadas pelo vírus Influenza.


Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco