COVID-19

Ouça essa matéria

FABÍOLA PARABENIZA PRESIDENTE DUTRA

11/04/2021

 O aniversário de 59 anos emancipação política e administrativa do município de Presidente Dutra, comemorado nesta segunda-feira (12), foi lembrado pela deputada Fabíola Mansur (PSB) em moção de aplausos apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). No documento, a parlamentar saúda a população da cidade, “aclamada carinhosamente como a Capital da Pinha”.

“Lugar de gente aguerrida, que tem lugar cativo no meu coração e que sempre me recebeu muito bem. Aproveito a data para reafirmar o compromisso do nosso mandato com o povo do município. Terra de educadores como meu amigo professor Pedro Rocha que, junto conosco, batalhou pela nova unidade escolar de Presidente Dutra, cuja construção foi aprovada recentemente pelo Governo do Estado. Deixo aqui meu abraço afetuoso para todos munícipes”, declara Fabíola.

De acordo com a legisladora, a história de Presidente Dutra começou no final do Século XIX. A seca que assolou o sertão baiano provocou o êxodo de muitas famílias do município de Macaúbas. Um grupo de flagelados se estabeleceu onde hoje se situa a cidade, fundando o povoado Canabrava. Com a denominação de Lagoa da Canabrava, pela Lei Estadual Nº 628, de 1953, ficou subordinado primeiramente ao município de Xique-Xique e, depois, ao município de Central. Presidente Dutra foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual No 1.669, de 12 de abril 1962, desmembrado de Central.

A economia do município se baseia, segundo Fabíola, na pecuária, no comércio e na agricultura. Ela destaca ainda que Presidente Dutra é grande produtor de pinha, com vendas para alguns estados brasileiros. “Em plena caatinga, o município se orgulha de ser a Capital Mundial da Pinha. Até o portal que dá acesso à entrada da cidade ostenta o título. As lavouras crescem graças ao sistema de irrigação, que mantém os pomares úmidos e permite até três colheitas por ano”, explica a deputada.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco