COVID-19

Ouça essa matéria

João Dourado: Esclarecimentos sobre a situação epidemiológica no município

29/04/2021

A Secretaria Municipal de Saúde de João Dourado informou ontem (27), por volta das 19h, os dados do boletim epidemiológico do município. No momento, 126 pessoas estão com o vírus ativo, 70 exames estão em investigação no Laboratório Central do Estado - Lacen. Infelizmente, 23 óbitos já foram registrados.
Há um mês, João Dourado tinha 14 óbitos desde o início da pandemia, dentro de 30 dias, 09 óbitos foram registrados, somando 23 pessoas, vidas, sorrisos que deixaram de serem vistos. Para conter a disseminação do coronavírus, a Prefeitura, através do Decreto Municipal nº 2690, de 27 de abril de 2021, traz medidas a serem adotadas a partir da próxima sexta-feira (30).

Fica proibido, das 20h de sexta-feira, até às 05h da segunda, a realização de atividades de qualquer natureza, inclusive delivery de alimentos (entrega domiciliar), bem como a abertura de estabelecimentos comerciais, com exceção de:
 • Farmácias e estabelecimentos de venda de produtos médico-hospitalares;
• Postos de combustíveis;
• Clínicas médicas e laboratórios, para atendimentos de urgência e emergência;
• Distribuidoras de água e gás.
Em virtude do feriado (dia do trabalho) no sábado (01), a feira livre acontecerá apenas na sexta-feira das 05h até as 18h, apenas para venda de alimentos, não sendo permitida a montagem de barracas de feirantes de outras localidades, podendo o infrator ser conduzido a desmontar a sua barraca e retornar à sua cidade. Fica determinado ponto facultativo nas repartições públicas na sexta-feira (30), exceto os serviços essenciais, cujas atividades não podem sofrer interrupção.
O descumprimento sujeitará o infrator às penalidades previstas em leis, tais como, apreensão de equipamentos e mercadorias, interdição de estabelecimentos e aplicação de multa, sem prejuízo das sanções penais e cíveis cabíveis. Lembrando que o toque de recolher a partir das 20h, determinado pelo Governo do Estado, segue em vigor até às 05h da próxima segunda-feira (03), caso não haja prorrogação. A vacinação tem avançado à medida em que as doses chegam ao município. Até o momento, foram recebidas 4011 vacinas da primeira dose e aplicadas 3435; já da segunda, foram recebidas 1831 doses, sendo aplicadas 1458.
É necessário a participação de todos, para que assim, vidas sejam salvas. É responsabilidade também de cada cidadão. É por todos! Para que o município diminua os casos de contaminação, e salve vidas, a Prefeitura convoca a população para reforçar os hábitos de higiene, não esquecer que o uso da máscara é obrigatório caso saia de casa. Se precisar de orientações, apresentar sintomas da COVID-19 ou quiser fazer denúncias, pode enviar mensagens no WhatsApp ou ligar através do número para (74) 9.9900-4259.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco