COVID-19

Ouça essa matéria

Irecê adere ao programa Cidade Empreendedora

21/05/2021

 O Sebrae e a prefeitura de Irecê assinaram o termo de adesão ao Programa Cidade Empreendedora, em solenidade virtual, na última segunda-feira (10).
Na ocasião, estiveram presentes a diretoria do Sebrae: o superintendente Jorge Khoury e os diretores Franklin Santana (Técnico) e José Cabral (Administrativo-financeiro), o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, a secretária e o subsecretário de Indústria e Comércio do município, Meire Joyce e José das virgens, respectivamente, além da Agente de Desenvolvimento Carla Daniela. Pelo Sebrae, participaram, ainda, a gerente da Unidade de Ambiente de Negócios, Cecilia Miranda e, representando a unidade do Sebrae em Irecê, estiveram o gerente Edirlan Souza, a gerente adjunta, Edileia Cerqueira e o gestor de Políticas Públicas, Mauro Viana. Irecê já possui uma trajetória de incentivo ao empreendedorismo e à melhoria do ambiente de negócio local.
 Além de ser a segunda vez que o município participa do programa Cidade Empreendedora, em 2017, Irecê também aderiu às ações do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Como resultado dos esforços, o município recebeu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Empreendedorismo na Escola. A gestora de Ambiente de negócio do Sebrae, Cecília Miranda destaca que a nova participação de Irecê vai reforçar alguns eixos e metodologias que passaram por mudanças ou aperfeiçoamento.
 Ela diz que as ações do programa terão foco em fortalecer o município com metodologias diferentes como o pregão eletrônico, capacitação para gestores públicos 4.0, que tem foco no prefeito e secretários e aborda os temas de accountability, compliance, resiliência econômica e uma série de questões que são necessárias para que os gestores consigam impulsionar o empreendedorismo no município.

O Cidade Empreendedora é um programa que oferece mais de 400 horas de consultoria especializada e tem o intuito de engajar a gestão pública e as lideranças locais na melhoria do ambiente empresarial e na promoção de políticas públicas para os pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento econômico local. “O nosso povo é batalhador, valente, criativo, e tem um grande potencial empreendedor. Tenho certeza de que o programa Cidade Empreendedora vai nos orientar e fomentar mais ainda o empreendedorismo em Irecê, abrindo um leque de oportunidades para todos.
A nossa história com o Sebrae, na verdade, vem lá de 2017, quando participamos do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que foi um sucesso. Portanto, estou muito confiante de que, com este programa, estamos plantando novas sementes para colhermos num futuro próximo”, enfatiza o Prefeito Elmo Vaz. Dentro os objetivos do programa estão a inserção dos pequenos negócios na agenda municipal, desenvolvimento de lideranças empreendedoras locais, colocar a educação empreendedora nas escolas, simplificar os trâmites de abertura, alteração e baixa de empresas.
Além de qualificar a atuação das Salas do Empreendedor, ampliar a participação dos pequenos negócios nas compras do governo, apoiar o ingresso da agricultura familiar na merenda escolar, dentre outros. “Esse novo ciclo do Cidade Empreendedora vai ser importante para consolidar todo o processo de organização da prefeitura e fomentar o desenvolvimento econômico de toda a região. Irecê é uma cidade vetor de desenvolvimento que atrai muitas empresas e novos investimentos.
O programa vai dinamizar e simplificar ainda mais o processo de abertura dessas empresas, dando celeridade de abertura e trazendo maior performance na gestão pública municipal”, garante Edirlan Souza. Além do município de Irecê, o programa Cidade Empreendedora também atenderá, através da unidade do Sebrae em Irecê, os municípios de Cafarnaum, Macaúbas, Lençóis, Iraquara e Morro do Chapéu.
Fonte: Sebrae

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco