COVID-19

Ouça essa matéria

Novas bombas ampliam captação do Sistema Integrado de Irecê

18/05/2021

A Unidade Regional de Irecê substituiu os conjuntos de bombeamento da captação do Rio São Francisco, em Xique-Xique, com o objetivo de dar maior confiabilidade e disponibilidade operacional ao sistema. A operação plena da captação estava comprometida, podendo prejudicar o abastecimento dos municípios diretamente atendidos pelo Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Irecê.

A plataforma flutuante da captação passou por intervenções para adequar a sua estrutura, o que possibilitou a instalação de três bombas chamadas ‘anfíbias’, que podem funcionar de forma submersa. A nova concepção operacional consiste em dois conjuntos motor bomba em operação, um conjunto reserva instalado na balsa, e mais um conjunto, conhecido como de reserva fria, minimizando os riscos de interrupções no abastecimento provocadas por falhas eletromecânicas da captação do SIAA São Francisco. Com a intervenção, a Embasa investiu recursos da ordem de R$ 1,1 milhão.

Segundo o gerente de Manutenção da Unidade de Irecê, Ângelo Vaz, a substituição das bombas já demonstra bons resultados: “aumentou o volume bombeado em aproximadamente 10% do volume antes captado”, disse. O Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Irecê atende 16 municípios da região, uma população estimada em 390 mil pessoas.


Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco