COVID-19

Ouça essa matéria

Petista Ex- Presidente do Consórcio do Nordeste entra na mira da CPI COVID por compra de Respiradores

18/05/2021

O Procurador Geral da República (PGR), Augusto Aras enviou à CPI da Covid-19, ofício que apura a atuação do Governo Gederal durante a pandemia do novo coronavírus, nas investigações estão supostas irregularidades contra cinco governadores que estão em curso no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em uma delas, o alvo investigado é o governador da Bahia e ex-presidente do Consórcio do Nordeste, Rui Costa (PT).
No documento enviado, o procurador Augusto Aras afirma que compartilha os inquéritos por considerar útil para o progresso da linha investigativa. Além disso, Aras ainda aponta que o levantamento é “oriundo da Assessoria Jurídica Criminal no STJ deste gabinete, contendo informações acerca dos procedimentos investigativos criminais em que se apuram crimes relacionados à aplicação de recursos destinados ao combate à pandemia e que estão sob a responsabilidade daquela assessoria”. O documento é enderaçado ao presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD).

No Superior Tribunal de Justiça (STJ) um inquérito sobre a compra dos respiradores pelo Consórcio Nordeste, até então presidido pelo governador, ainda em 2020. Na época, o caso ganhou repercussão e abriu uma crise no governo estadual da Bahia, que passou a ser questionado sobre o assunto, e gerou desconfianças. Além de Rui, foram enviados inquéritos sobre o governador de São Paulo, João Doria; Amazonas, Wilson Lima; Helder Barbalho, Pará, e de Minas Gerais, Romeu Zema.
Fonte: Click Notícias

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco