COVID-19

Ouça essa matéria

TAVARES SAÚDA OS MUNICÍPIOS DE BARRO ALTO, BURITIRAMA, JOÃO DOURADO E LAPÃO

20/05/2021

 O deputado Pedro Tavares (DEM) registrou na Secretaria-Geral da Mesa da Assembleia Legislativa quatro moções em que aplaude e se congratula pelos aniversários de emancipação política de quatro dos municípios de sua base eleitoral, no último dia 09. São eles, Barro Alto, Buritirama, João Dourado e Lapão. aniversário está Moção de Congratulações ao povo de Barro Alto pelas comemorações do dia 09 de maio pelos 36 anos de emancipação política. Todos alcançaram os 36 anos de regular exercício administrativo.


“É com grande satisfação que parabenizo o município de Barro Alto neste dia”, anunciou o parlamentar em um dos documentos nos quais patenteia o orgulho de representar aquelas populações na Assembleia Legislativa. Barro Alto está localizado no centro-norte da Bahia, na microrregião de Irecê, distante cerca de 525 km da capital. Tem uma população de 13.626 habitantes e faz limite com os municípios de Canarana, Ibipeba, Ibititá, Barra do Mendes, Souto Soares e Mulungu do Morro.


Já Buritirama foi desmembrado do município de Barra. “É uma cidade que cresce e vem se desenvolvendo graças à união e ao trabalho do seu povo”, avaliou Tavares. Ele explicou que a localidade tem na agricultura familiar e na pecuária a base da sua economia, se destacando também pela expansão comercial e por pequenos empreendimentos no setor de agroindústria. “A sua população tem orgulho de sua cidade, de suas riquezas naturais e de sua vocação para o desenvolvimento”, disse.


O deputado parabenizou os moradores de João Dourado, “município de grande produção comercial e agrícola. Conhecida como a capital da Cebola, João Dourado é a maior produtora de cebola da região, além da agricultura, também se destaca a pecuária, pela grande criação de bovinos, ovinos e caprinos”. O município está situado no centro-norte  baiano, na microrregião de Irecê, distante cerca de 450km de Salvador e conta com uma população de 22.359 habitantes. 


João Dourado pertencia a Irecê e se chamava Canal, mas foi em 1985 que o Coronel João Dourado fundou a cidade, dando o seu nome no ato do desmembrando.  A cultura de João Dourado se destaca com as festas, como a Festa da Cebola e a Festa do Padroeiro.


O município de Lapão está situado no centro-norte baiano, a 500km da capital. É com grande alegria que parabenizo o município de Lapão neste dia., com uma população de 25.651 habitantes, faz limite com os municípios de Irecê, Canarana, América Dourada, Ibititá e João Dourado.


“A cidade se destaca como a terra da cenoura por ser o maior produtor do país”, orgulha-se, afirmando que ali também realiza-se “o maior carnaval do interior da Bahia ao ponto de reunir cerca de quatro mil foliões”. Ele citou ainda os três distritos Aguada Nova, Tanquinho e Belo Campo, sendo que “este último desponta como o maior produtor de feijão do município”.   


“Por volta de 1900, Herculano decidiu fundar um povoado em suas terras e começou a distribuir suas terras para quem quisesse construir”, conta Tavares, lembrando que apartir daí Lapão começou a ser povoado. Em 07 de julho de 1955 Lapão se tornou distrito de Irecê.


Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco