COVID-19

Ouça essa matéria

FABÍOLA MANSUR SAÚDA ANIVERSÁRIO DA UNEB

02/06/2021


Considerada a “maior instituição pública de ensino superior do Estado da Bahia e do Nordeste”, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) completou nesta terça-feira (1º) 38 anos e recebeu moção de aplausos da deputada Fabíola Mansur (PSB). Fundada em 1983 e mantida pelo Governo da Bahia, a Uneb “está presente em todas as regiões baianas” e “uniu instituições da capital e do interior em defesa de um projeto multicampi, uma universidade pública, gratuita, de qualidade e popular”. Possui 30 departamentos instalados em 26 campi e disponibiliza mais de 150 opções de cursos e habilitações nas modalidades presencial e de educação a distância (EaD), nos níveis de graduação e pós-graduação.

Mansur também destacou “o expressivo crescimento” na oferta de cursos de mestrado e doutorado nos últimos anos e a promoção da interiorização da pós-graduação “pública, gratuita e de excelência”. Registrou que a Universidade está presente na quase totalidade dos 417 municípios do estado, “por intermédio de programas e ações extensionistas” em convênio com organizações públicas e privadas, “que beneficiam milhões de cidadãos baianos, a maioria pertencente a segmentos social e economicamente desfavorecidos e excluídos”.

Segundo ela, a Uneb contempla cursos de alfabetização e capacitação de jovens e adultos em situação de risco social; educação em assentamentos da reforma agrária e em comunidades indígenas e quilombolas; ciganos; projetos de inclusão e valorização voltados para pessoas deficientes, transtorno do espectro autista e altas habilidades; da terceira idade, LGBT+, “importantes iniciativas que aproximam a universidade da sociedade, reafirmando o caráter popular, inclusivo e socialmente referenciado” da Universidade da Bahia. Na análise da socialista, os desafios ainda são muitos, “como toda universidade pública no país, especialmente neste momento da nossa história”. Mas a Uneb, disse, “reafirma, cotidianamente, seu compromisso de continuar seu caminho que alia a excelência acadêmica à sua missão social, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento educacional, social e econômico da Bahia e do Brasil”.

A instituição também “é comprometida com o desenvolvimento integrado e sustentável em todo estado, por todos os cantos onde se expandiu geograficamente, tem produzido e disseminado conhecimentos que privilegiam a inclusão social e cultural, a democratização de oportunidades e o fortalecimento da cidadania”. A Universidade do Estado da Bahia continua e seguirá firme, afirmou Fabíola Mansur. “Sempre na luta diuturna pelo direito à Educação Superior de qualidade e gratuita. São 38 anos de muito trabalho, dedicação e também de inúmeras conquistas”. Para ela, a história “dessa valorosa instituição, orgulho de toda a Bahia”, vai continuar sendo escrita por todos aqueles que sabem que “a educação é nossa única porta de saída, ela salva e transforma”.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco