COVID-19

Ouça essa matéria

Xique-Xique: Município será etapa do Rally dos Sertões, o maior das Américas

03/06/2021

Nada menos que sete dos nove estados da região nordeste do Brasil serão atravessados pela caravana do 29º Rally dos Sertões, de 13 a 22 de agosto. O ponto de largada do maior rally das américas já era conhecido – a Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte -; a Dunas revelou quilometragens e pontos de partida e chegada das demais etapas, até a consagração dos vencedores, na Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE). 

Ao todo, serão 3.524 km de prova, dos quais 2.164 cronometrados – os trechos em deslocamento diminuem em relação à edição 2020, o que vai ao encontro do desejo dos competidores. Em 2020, a logística da prova, com largada no Velocitta e encerramento em Barreirinhas (MA) exigiu deslocamentos maiores inclusive em função do formato da prova, com as bolhas. Na primeira etapa, o cenário serão as estradas do Sertão do Seridó, com término em Patos (PB). De onde a caravana segue para Araripina (PE), ainda no Sertão. Na terceira, parques eólicos farão parte do visual entre Araripina e São Raimundo Nonato (PI), onde está a Serra da Capivara, com seus tesouros arqueológicos e os primeiros registros do homem no país. A cidade piauiense recebe uma etapa em laço.

Areia:

Em seguida, é a vez da primeira perna da Maratona, que promete ser o principal desafio do Sertões 2021: 329 quilômetros de areia, com chegada dia 18 de agosto em Xique-Xique (BA). A segunda perna da Maratona levará carros, motos e UTVs com mais 310 km cronometrados até chegar dia 19 de agosto em Petrolina (PE). Paulo Afonso (BA), será no sétimo dia, o Rio São Francisco fará parte da paisagem. Os competidores voltam a solo pernambucano na penúltima etapa, com chegada em Garanhuns. No último dia, a navegação promete ser o desafio. Para este ano, a Dunas prevê um formato híbrido nos parques de apoio técnico. Haverá acesso do público, mas de forma controlada, e com respeito aos protocolos sanitários de acordo com a situação da pandemia.


Fonte: RACEMOTOR


Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco