COVID-19

Ouça essa matéria

Bahia segue há 24 anos sem casos de febre aftosa

13/07/2021

Os produtores baianos tem até a próxima sexta-feira (16) para imunizar o rebanho de bovinos e bubalinos, de todas as faixas etárias.

A segunda prorrogação do prazo final aconteceu em função do desabastecimento de vacinas registrado em 14 estados brasileiros, desde a primeira semana de maio, quando foi iniciada a campanha da 1ª etapa de vacinação anual.

A febre aftosa é considerada uma das doenças animais mais contagiosas. Ela causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, ovinos, caprinos, porcos e todos ruminantes selvagens.

O coordenador estadual do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), José Neder Moreira, destacou a importância da vacinação.

“A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa, é a doença mais contagiosa que existe na medicina veterinária, é um vírus muito pequeno com alto poder de resistência a diversos desinfetantes, a diversos materiais e ao meio ambiente, então faz com que a transmissão direta de um animal para o outro seja feita de uma forma muito rápida, e a única maneira que a gente tem para controlar e combater é a vacinação, é a principal arma que a gente tem para controlar a febre aftosa e erradicar a doença”, disse.

Neder explica que a Bahia não registra casos de febre aftosa desde 1997. “São mais de 24 anos sem a doença, então nós precisamos continuar vacinando pra que a doença não ocorra aqui de jeito nenhum, pra ver se dentro em breve, lá pra 2023, a gente consiga retirar a vacinação e aí a gente controla a febre aftosa somente com medidas de vigilância”.

Na Bahia a vacinação deve ser feita semestralmente. “No mês de maio a gente vacina todas as faixas etárias, e no mês de novembro somente até 24 meses, então são duas vacinações anuais”.


Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco