COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

DIEGO CELEBRA OS ANIVERSÁRIOS DE PIATÃ, SANTANÓPOLIS E ÁGUA FRIA

13/07/2021


O deputado Diego Coronel (PSD) fez um tributo a Piatã, Santanópolis e Água Fria, registrando, na ata dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), moção de congratulações pela passagem do aniversário dos municípios neste mês de julho. O parlamentar solicitou à Casa que dê conhecimento das homenagens às prefeituras e câmaras de vereadores locais.

Sobre os 143 anos de emancipação política e administrativa de Piatã, comemorados no domingo (11), o parlamentar declarou: “Feliz com o desenvolvimento desse importante município, me alio aos piatãenses, desejando prosperidade e muitas conquistas”. No documento, ele lembra, entre outros, aspectos da história da cidade da Chapada Diamantina, que remonta à descoberta de ouro na região pelos bandeirantes, no final do século XVII, quando estes percorriam o Rio de Contas.

A moção dedicada ao povo santanopolinense, pela passagem dos 59 anos de aniversário de Santanópolis em 13 de julho, traz informações sobre o início do seu povoamento, no final do século XIX, por fazendeiros que ali se estabeleceram, desenvolvendo a criação de gado: “O município foi criado, em 13 de julho de 1962, através da Lei Estadual No 1.713, sendo composto de dois distritos: Sede e Boa Espera. Segundo relatos, o nome Santanópolis foi dado por sugestão de uma professora, devota de Senhora Santana”.

“Água Fria recebeu esse nome por causa da temperatura de suas águas, com a qual se abasteciam tropeiros comandados por Garcia D’Ávila, com suas entradas desbravando o sertão a caminho do Piauí, pela estrada real do Pindá ou estrada real dos Ávilas”, anotou Diego Coronel ao tratar sobre Água Fria, que festeja 59 anos de emancipação dia 13 de julho. A moção também registra que as terras eram habitadas originalmente por índios tapuias, cuja aldeia foi encontrada por Jesuítas, que, “encantados com a fertilidade de suas terras e abundância de água e densa floresta, aqui se instalaram em meados de junho de 1562”.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco