COVID-19

Ouça essa matéria

DIEGO CORONEL DESTACA PASSAGEM DA DATA MAGNA DE SENTO SÉ E CURAÇÁ

06/07/2021


O aniversário de 189 anos de fundação dos municípios baianos de Sento Sé e Curaçá, no dia 6 de julho, motivou homenagens do deputado Diego Coronel (PSD), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), onde registrou moções de congratulações aos munícipes pela passagem das datas festivas. Ele solicitou à Casa que dê conhecimento, às prefeituras e câmaras locais, sobre as felicitações que marcam a emancipação política das cidades.

“Cercada de um lado pelo Velho Chico e do outro lado por belíssimas serras”, descreveu o parlamentar sobre Sento Sé, município localizado no norte da Bahia, situado às margens do Lago de Sobradinho. Citou ainda o clima semiárido, a vegetação predominantemente do tipo caatinga, e o número de 37.425 habitantes, segundo o último censo do IBGE, de 2010. “Na passagem de seu aniversário de emancipação política, destaco o empenho de seus moradores para o desenvolvimento do município”, escreveu Coronel.

No tributo à Curaçá, o deputado conta sua origem: Por força do Decreto Imperial de 6 de julho de 1832, o povoado de Pambú foi erigido à categoria de vila, compondo a sua área territorial os atuais municípios de Curaçá, Abaré, Chorrochó e Macururé, entre outros. “Essa é considerada a data de criação do atual município de Curaçá”, anota o legislador, informando que, posteriormente (6 de junho de 1853), sua sede foi transferida para o povoado de Capim Grosso, e depois (10 de julho de 1890) denominada Curaçá.

“Até 1938 havia municípios no Brasil com mais de uma cidade e outros, como Curaçá, que até a sede do município era vila. Por recomendação do IBGE, foi criado o Decreto-Lei nº 311, de 25 de Março de 1931 e o Decreto Estadual nº 10.724, de 30 de Março de 1938. Todas as sedes de município passam a ser cidade, entre elas Curaçá”, registrou Diego Coronel

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco