COVID-19

Ouça essa matéria

Fabíola Mansur Reverencia Memória do Médico e Professor SANTOS PEREIRA

28/07/2021

A deputada Fabíola Mansur (PSB) apresentou moção de pesar pelo falecimento do médico e professor catedrático da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Bahiana de Medicina, José dos Santos Pereira Filho, aos 95 anos, ocorrido no dia 23 de julho.
Consternada com o “falecimento de um dos grandes filhos da Bahia, um dos maiores médicos do nosso Estado”, a parlamentar, no documento, reverencia sua memória com um breve apanhado de sua trajetória. A socialista descreve que o professor Santos Pereira, como era chamado carinhosamente, ingressou na Faculdade de Medicina da Ufba em 1945 e integrou a equipe do professor Jorge Valente. Ficou 10 anos no Hospital Aristides Maltez, onde fez parte da Liga Baiana Contra o Câncer. Coordenou a disciplina de Urologia no Hospital das Clínicas até completar os 70 anos, em 1996. “Durante todos esses anos, estimulou a leitura, o progresso dos jovens e o exercício técnico e ético da Medicina, contribuindo na formação de milhares de médicos”, registrou Mansur.
Segundo a legisladora, Santos Pereira construiu pontes por onde caminhou, um homem de muitas amizades e de espírito solidário: Fez parte da fundação do Cremeb em 1958 e foi conselheiro por quatro gestões, chegando a ser vice-presidente do órgão entre 1968 e 1973; dirigiu a Associação Baiana de Medicina, o Sindicato dos Médicos no Estado da Bahia e a Associação Médica Brasileira. “Sempre esteve a serviço da sua classe, era um médico humanitário, sua vocação foi servir”, registrou a deputada, lembrando que ele sempre dizia da sua inspiração em seu pai, também médico, com quem aprendeu a amar a Medicina. “Doutor Santos Pereira foi um grande homem em toda dimensão que se apure. Médico competente, solidário, um pai amoroso, um amigo fraterno e leal, um ser humano extraordinário.
Tive a honra da sua convivência, muito aprendi. Obrigada, Professor, pelos seus nobres ensinamentos. A Medicina está de luto, o senhor deixou um grande legado. O mundo fica menor sem a sua presença. Que Deus o acolha do seu lado”, escreveu Fabíola Mansur.

A parlamentar solicitou ao Legislativo baiano que desse conhecimento da moção à família e amigos enlutados, ao Cremeb, Associação Baiana de Medicina, Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia e ao Bahia British Club/Clube Inglês, “do qual era sócio, frequentador assíduo e estimado por todos os sócios e funcionários”.
Fonte: ALBA

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco