COVID-19

Ouça essa matéria

PEDRO TAVARES FELICITA O MUNICÍPIO DE JUSSARA

27/07/2021


O deputado Pedro Tavares (DEM) protocolou, na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de congratulações com o povo de Jussara, município que festeja 59 anos de emancipação política e administrativa nesta terça-feira (27).

Localizado no Território de Identidade de Irecê, o município de Jussara possui população estimada em 15.262 habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2020, e tem limites com Sento Sé, Central, Itaguaçu da Bahia e São Gabriel. “É com muita alegria que parabenizo o município de Jussara neste dia”, disse o democrata.

A principal atividade econômica do município é a agropecuária, sendo que na agricultura possui grande evidência no cultivo de feijão e algodão. No entanto, como destaca o deputado em sua moção, atualmente, Jussara tem conquistado expressivo destaque na criação de caprinos e ovinos devido a implantação da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Jussara (ACCOJUS).

Tavares lembra ainda no documento a formação histórica do município, que remonta ao final do século XIX, quando desbravadores ali se estabeleceram e desenvolveram a agropecuária. “A fertilidade do solo atraiu novos colonos, que também ali se fixaram, formando então o povoado de Chapada”, narrou o parlamentar. Em 1953, foi criado o distrito subordinado a Xique-Xique, e, em 1958, passou ao município de Central. O topônimo foi alterado para Jussara em1962, ano da emancipação, em homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, e à sua esposa Sarah Kubitschek.


Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco