COVID-19

Ouça essa matéria

Presidente Bolsonaro diz que André Mendonça será o indicado ao STF

06/07/2021

Em reunião ministerial no Palácio da Alvorada, nesta terça-feira (6), o presidente Jair Bolsonaro disse que André Mendonça, advogado-geral da União, será o indicado para a vaga de Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal (STF).

A informação é da CNN Brasil. De acordo com a emissora, após a fala do presidente, Mendonça fez um discurso para agradecer.

Não há data para o anúncio oficial.

O presidente do Supremo, Luiz Fux, havia pedido que Bolsonaro aguardasse a saída de Marco Aurélio para anunciar um substituto. O ministro se aposenta na próxima segunda-feira (12).

Quem é André Mendonça, nome de Bolsonaro para vaga no STF

Advogado, pastor e ex-ministro da Justiça por um período no governo Bolsonaro, Mendonça já era aventado como um nome possível para o posto devido a alegações anteriores, por parte do presidente, de que o novo ocupante da Suprema Corte seria um jurista "terrivelmente evangélico".

Natural de Santos, no litoral paulista, o advogado de 48 anos é formado pela Faculdade de Direito de Bauru, no interior de São Paulo. Tem também o título de doutor em Estado de Direito e Governança Global e mestre em Estratégias Anticorrupção e Políticas de Integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Mendonça atua na Advocacia-Geral da União (AGU) desde 2000. Na instituição, exerceu os cargos de corregedor-geral e de diretor de Patrimônio e Probidade, dentre outros. Em 2019, ele assumiu o comando da AGU com a chegada de Bolsonaro à presidência, mas não ocupou apenas este cargo desde então.

Após a saída do ex-ministro Sergio Moro, Mendonça assumiu a pasta da Justiça e Segurança Pública em abril de 2020. No entanto, voltou para a AGU em abril de 2021 após a mais recente reforma ministerial do governo Bolsonaro.


Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco