COVID-19

Ouça essa matéria

TAVARES PARABENIZA ITABUNA PELOS 111 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

28/07/2021


O deputado Pedro Tavares (DEM) inseriu, na ata dos trabalhos da Assembleia Legislativa, uma moção de congratulações ao município de Itabuna e ao povo itabunense, celebrando, neste 28 de julho, o aniversário de 111 anos de emancipação política e administrativa desta grande cidade do Sul da Bahia. Criado em Ilhéus e com base eleitoral na região, o democrata destacou, no documento, como aconteceu o desenvolvimento econômico e a evolução histórica da cidade grapiúna.

O legislador fala que o povoamento, de origem europeia, só se consolidou a partir do momento em que a região passou a servir como principal ponto de passagem de tropeiros que se dirigiam a Vitória da Conquista. Cortada pelo Rio Cachoeira, o Arraial de Tabocas surgiu em 1857, em meio à mata que começava a ser desbravada. O nome Tabocas, segundo a tradição, deve-se a um imenso jequitibá, de cuja derrubada fora feita uma disputa sobre a abertura de uma roça. Os relatos revelam que a fundação da cidade é atribuída aos migrantes sergipanos que fincaram raízes no lugar a partir de 1867, atraídos pela plantação de cacau. Tavares conta que em três décadas o crescimento foi tanto que os moradores passaram a pleitear a emancipação política, sendo negada pelas autoridades.

Nova tentativa, prossegue o deputado, foi feita junto ao governo estadual em 1906, “comprometendo- se Firmino Alves a doar os terrenos para que fossem erguidas as sedes administrativas”. A conquista da autonomia só ocorreu em 28 de julho de 1910 e hoje Itabuna é um grande centro regional de comércio, indústria e de serviços. O parlamentar diz que a sua importância econômica cresceu no Brasil durante a época áurea do cultivo do cacau, que, por ser compatível com o solo da região, levou a cidade ao 2° lugar em produção no país, exportando para os Estados Unidos e Europa.

Por fim, o presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da ALBA observa que, em razão da grave crise na produção cacaueira, causada pela presença da doença conhecida como vassoura de bruxa, o município tem buscado nos dias atuais alternativas econômicas, com a ajuda do comércio, da indústria e da diversificação de lavouras". Parabenizando o povo de Itabuna pela data magna, ao completar 111 anos de emancipação, Pedro Tavares solicita que sua iniciativa seja do conhecimento da Câmara de Vereadores, da imprensa oficial e de todos os cidadãos de Itabuna.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco