COVID-19

Ouça essa matéria

Pedro Tavares parabeniza Barra do Mendes , Iaçu, Olindina e Mairi

25/08/2021

Sobre Iaçu, situado no Centro-Norte do Estado, na microrregião de Itaberaba, o democrata lembra que o município foi criado em 14 de agosto de 1958 pela Lei Estadual nº 1026, desmembrando-se de Santa Terezinha, e constituiu dois distritos: João Amaro, fundado pelo Bandeirante João Amaro, e Lajedo Alto.
Localizado a cerca de 280 km da capital Salvador, com população de aproximadamente 27 mil habitantes, fazendo limite com Rafael Jambeiro, Itaberaba, Milagres, Nova Itarana, Marcionílio Souza, Planaltino, Itatim e Boa Vista do Tupim, o município de Iaçu, segundo Tavares, “tem na produção de blocos de cerâmica e na agropecuária o cerne da sua economia.
Na agricultura, se destaca na produção de mamona, abóbora, melancia, abacaxi, tomate, pimentão, melancia, feijão, banana, milho, abóbora”. Na moção de congratulações para Olindina, Tavares lembra que, primeiramente, a cidade foi chamada de Mucambo, depois Nova Olinda, para então chegar à denominação atual. De acordo com ele, a história do município inicia-se nas três décadas finais do século XIX e está diretamente relacionada à Guerra do Paraguai, quando o Dr. Pedro Ribeiro de Araújo, médico-chefe do hospital para feridos, foi agraciado com as terras da atual Olindina, batizando o lugar de Fazenda Mocambo.
A história de Olindina também está relacionada à Guerra de Canudos, segundo o deputado. Ele explica que, em 1882, quando de passagem pelo município de Itapicuru, do qual Olindina fazia parte à época, o beato Antônio Conselheiro construiu uma capela com a invocação de São João Batista, em cujas proximidades se formava um pequeno povoado com alguns casebres. “Na mesma ocasião, deu ao lugar a denominação de Nova Olinda, permanecendo até 1943, quando adotou a denominação definitiva de Olindina”.
Quanto a Mairi, que completou 124 anos de emancipação política no dia 5 de agosto, Pedro Tavares ressalta que se trata de um das cidades mais antigas do Território da Bacia do Jacuípe. Localizado a 284 km de Salvador, com cerca de 20 mil habitantes, o município faz limite com Pintadas e tem no setor agropecuário sua principal fonte econômica, com a expansão da agricultura familiar e a prestação de serviços.
“Na cultura, destacam-se a realização da Festa de São João e a folia de reis, quando a cidade recebe moradores e visitantes de diversos municípios circunvizinhos”, diz o parlamentar.

Como explica Tavares, a atual Mairi originou-se do distrito de Monte Alegre pela Lei provincial nº 67, de 1º de julho de 1838, desmembrado do município de Jacobina.
Foi elevada à categoria de vila pela Lei provincial nº 669, de 31 de dezembro de 1857, e à condição de cidade com a denominação de Monte Alegre, em 5 de agosto de 1897.
Fonte: ALBA

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco