COVID-19

Ouça essa matéria

Abertas as inscrições do Processo Seletivo para os Cursos Técnicos do IFBA; campus Irecê oferta 90 vagas

02/11/2021

Estão abertas, desde o último dia 25, as inscrições do Processo Seletivo para os Cursos Técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). O edital foi publicado no dia 18 deste. Ao todo, serão ofertadas 4.325 vagas, em 21 campi, sendo 2.155 para 20 cursos integrados, 2.130 para 17 cursos subsequentes e 40 para 1 curso concomitante.

Para o campus Irecê estão sendo ofertadas 90 vagas, todas referentes aos cursos técnicos integrados (onde o aluno faz o ensino médio e técnico ao mesmo tempo), sendo 30 vagas para cada curso, Informática, Biocombustíveis e Eletromecânica.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas exclusivamente pelo site do sistema de inscrição. As (os) candidatas (os) deverão utilizar os seus números de CPF para criar o cadastro no sistema do processo seletivo, não sendo permitida a utilização de documentos de responsáveis legais.

Assim como na sua mais recente edição, o processo seletivo para ingresso em 2022 será baseado na análise de histórico escolar ou documentos alternativos listados no edital, para aquelas (es) que não obtenham o histórico escolar no prazo. Os documentos deverão ser apresentados digitalmente, no ato da inscrição.

Como uma das novidades da seleção foi estabelecida a equivalência de nota para estudantes que tenham cursado ao menos um dos anos escolares no modelo de Ano Continuum - estabelecido em função do estado de calamidade pública pelo Decreto Legislativo nº 6 de 20 de março de 2020 e regulamentado ela Lei 14.040/2020.

Em casos de candidatas (os) que participem da seleção com documento escolar que utilize notas de exames como Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será necessário anexar documento com assinatura e carimbo ou certificação digital. As notas a serem digitadas no sistema devem ser exatamente as mesmas do documento escolar, sem necessidade de conversão pela "Tabela de equivalência de notas e conceitos" do Edital.

Mariucha Ponte, coordenadora do Departamento de Seleção de Estudantes (Desel), afirma que os procedimentos internos de análise das inscrições foram simplificados para essa edição, a fim de que as publicações dos resultados ocorram com maior celeridade. A coordenadora orienta que as (os) estudantes leiam os editais com atenção para observar as regras e instruções específicas. “Com base na experiência da seleção anterior, percebemos a necessidade de uma maior atenção à qualidade das imagens dos documentos escolares anexados na inscrição (histórico escolar ou um dos documentos alternativos). Esses documentos precisam estar legíveis, nítidos, sem cortes, e com frente e verso, caso haja”, destaca.

Além desse cuidado, Mariucha lembra que, com a implementação da banca de Heteroidentificação Racial de pessoas negras, conforme a Resolução nº 24/2021 do Conselho Superior (Consup), como uma ação de combate a fraudes em cotas raciais, as (os) candidatas (os) que passaram a escolaridade toda em escola pública e que optarão por concorrer às vagas reservadas para pessoas negras, precisarão anexar na inscrição ainda no sistema de inscrição, conforme edital: uma foto frontal, uma foto de perfil, um vídeo conforme orientações do edital, e o documento preenchido da Autodeclaração Racial de pessoa Negra, disponível nos anexos do edital.

“É importante atentar ao tipo de vaga que o/a candidato/a irá optar por concorrer na sua inscrição, pois, com a implantação da banca de Heteroidentificação racial de pessoas negras, caso seja identificada tentativa de fraude nessas cotas, a inscrição será desclassificada e não haverá direito a nova chance em nenhuma outra vaga deste processo seletivo”, alerta a coordenadora.



Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco