COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

FABÍOLA LAMENTA A MORTE DO MÉDICO SERGIO SANTANA FILHO

10/11/2021




Com profundo pesar, a deputada Fabíola Mansur (PSB) registrou, nos anais da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o falecimento do médico e professor Sergio Santana Filho, aos 97 anos, ocorrido em Salvador. “Exerceu a profissão com honra e louvor, por mais de 60 anos, deixando um enorme legado para os estudos em patologia, especialidade em que operou com imensa competência na sua brilhante carreira”, escreveu a parlamentar.





“Um homem gentil, educado, tranquilo e muito competente, reconhecido e admirado na Bahia e no Brasil”, descreveu Mansur, ao recordar que, durante a residência médica no Serviço de Patologia do Hospital das Clínicas da Bahia, orientou inúmeros médicos patologistas que hoje estão na ativa em várias partes do país. A deputada resgatou ainda, em sua homenagem, a trajetória do professor e pesquisador, natural de Itabuna, que se formou em medicina, na turma de 1954, pela Universidade Federal da Bahia, onde lecionou no Departamento de Patologia e Medicina Legal para diversas gerações, além de ter sido residente do Sloan Katherine Memorial, em Nova York.






A socialista anotou que, além de atuar no hospital da UFBA, Sergio Santana Filho desenvolveu pesquisas sobre ação de carcinógenos no sistema urinário para a Universidade de Ledds, na Inglaterra, e trabalhou como médico patologista dos hospitais Aliança e Espanhol, em Salvador. “Um médico que deixa uma bela história e exemplo para todas as gerações. Ser humano maravilhoso, respeitado e admirado por tantos, teve uma vida plena. Sua linda missão foi cumprida com honra e louvor, só temos a agradecer sua existência e os inúmeros serviços prestados à Medicina e à saúde pública. Obrigada por tanto, Doutor Sergio Santana Filho”, escreveu Fabíola, externando seu pesar e solidariedade aos familiares, colegas de profissão e amigos do médico e professor.



Fonte: ALBA

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco