COVID-19

Ouça essa matéria

Ciro Gomes e irmãos são alvos de operação da Polícia Federal sobre suspeita de desvios em obras da Arena Castelão

15/12/2021

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (15), uma operação para apurar suposto desvio de recursos públicos nas obras do estádio Castelão, em Fortaleza (CE), para a Copa do Mundo de 2014.

Batizada “Colosseum” (em referência ao Coliseu, na Itália), a operação cumpre 14 mandados de busca e apreensão e tem entre os alvos o ex-governador Ciro Gomes (PDT), cotado para disputar as eleições presidenciais de 2022, e seu irmão, o senador Cid Gomes (PDT-CE).

Pelo Twitter, Ciro Gomes chamou a ação de “abusiva” e sugeriu uma politização da Polícia Federal por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL), que deve disputar a reeleição no ano que vem.

Os 14 mandados de busca e apreensão, cumpridos por um efetivo de 80 policiais federais, ocorrem em endereços de Fortaleza, Meruoca, Juazeiro do Norte (CE), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e São Luís (MA). Lúcio Ferreira Gomes, irmão de Ciro e Cid, também é alvo das diligências.

As ordens foram expedidas pelo juiz Danilo Dias Vasconcelos de Almeida, da 32ª Vara Federal Criminal do Ceará. Além das buscas, o magistrado autorizou a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático de Ciro e Cid.

Segundo os investigadores, as fraudes ocorreram entre 2010 e 2013, anos em que o estado era governado por Cid Gomes. Haveria indícios de pagamentos de R$ 11 milhões em propinas diretamente em dinheiro ou disfarçadas de doações eleitorais, com emissões de notas fiscais fraudulentas por empresas fantasmas, para beneficiar a empresa Galvão Engenharia no processo licitatório da Arena Castelão.

“Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de lavagem de dinheiro, fraudes em licitações, associação criminosa, corrupção ativa e passiva”, diz a PF em nota.



Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco