COVID-19

Ouça essa matéria

Com surgimento da Ômicron, 22 capitais cancelam Réveillon; Apenas uma terá show Com surgimento da Ômicron, 22 capitais cancelam Réveillon; Apenas uma terá show

27/12/2021

 

Pelo menos 22 das 27 capitais brasileiras não terão festas de Réveillon, e quatro outras - Rio Branco (AC), Natal (RN), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ) – optaram por promover apenas queimas de fogos.

De acordo com um levantamento feito pelo Portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, Boa Vista (RR), por sua vez, será a única que promoverá shows durante a virada de ano. Na capital roraimense, artistas locais de diversos gêneros, como sertanejo, eletrônico, pop rock, MPB, foram convidados pela prefeitura para se apresentarem no Parque do Rio Branco.

O site entrou em contato com as prefeituras e governos locais para saber se haverá festas de fim de ano e se algo já foi decidido sobre o Carnaval 2022. Com o avanço da Ômicron, nova variante do coronavírus, gestores municipais decidiram, pelo segundo ano consecutivo, cancelar as festividades de Réveillon.

“Apesar de termos uma população com um número alto de vacinados, o que estamos observando fora do país é que mesmo as pessoas vacinadas estão adquirindo a Covid via variante Ômicron”, explica o infectologista Julival Ribeiro, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

“A Ômicron é altamente transmissível. Portanto, evitar aglomerações, locais fechados e sem ventilação é a medida mais coerente”, complementa o especialista, ao Metrópoles.

Quatro capitais se anteciparam, inclusive, e já cancelaram o Carnaval de 2022. São elas: Belém (PA), Teresina (PI), Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS). Em Salvador, a prefeitura ainda não se posicionou. No entanto, o governador Rui Costa (PT), já anunciou o cancelamento do Carnaval em todo o estado.

O prefeito de Fortaleza (CE), José Sarto (PDT), anunciou o cancelamento dos recursos que seriam usados no ciclo carnavalesco na capital cearense. “São quase R$ 14 milhões. Vamos usá-los para proteção alimentar, saúde e o incentivo à cultura. O nosso compromisso é com a saúde do fortalezense”, frisou.

A realização da folia do Rei Momo, no entanto, segue indefinida na maioria das capitais. Assim responderam 17 delas. No Rio de Janeiro, o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde recomendou que ainda não seja estabelecida nenhuma restrição à realização do evento.

Já a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo informou que o Carnaval 2022 está sendo planejado. Pontuou ainda que a realização do evento está condicionada ao quadro epidemiológico relativo à pandemia de Covid-19 e ao entendimento das autoridades de saúde pública e sanitárias.



Fonte: Bahia Notícias

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco