COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

'Supergênero': Forró é declarado patrimônio imaterial brasileiro

10/12/2021




As Matrizes Tradicionais do Forró foram reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil, nesta quinta-feira (9), após reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A proposta teve apoio de 423 forrozeiros de todo país, por meio de abaixo-assinado.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, comemorou a decisão. "Eu, como nordestino e sanfoneiro, fico muito honrado em ver o reconhecimento das matrizes tradicionais do forró como patrimônio cultural do Brasil. Este título é mais do que necessário para a nossa cultura e, também, para o turismo nacional. Um ritmo que encanta e leva alegria a milhares de pessoas mundo afora não poderia ficar de fora dessa seleta lista. Parabéns a todos os forrozeiros!".

Segundo o parecer técnico de 2021 do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, "a noção de 'matrizes' serve para destacar práticas que, estando vivas e em plena vigência, inspiram continuamente forrozeiros e músicos contemporâneos de diversas outras filiações".

A solicitação de Registro foi apresentada em 2011 pela Associação Balaio do Nordeste e pelo Fórum Forró de Raiz da Paraíba, recebendo o endosso da superintendência do Iphan do estado.





Fonte: Bahia Notícias

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco