COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

FABÍOLA MANSUR REVERENCIA MEMÓRIA DE CACAU DO PANDEIRO

13/02/2022

“A Bahia chora a partida de Cacau do Pandeiro, um artista completo, imenso percussionista, infelizmente, não aclamado com a grandeza que merecia”, lamentou a deputada Fabíola Mansur (PSB), em moção de pesar protocolada na Assembleia Legislativa, pelo falecimento do percussionista baiano, ocorrido na última sexta-feira (11).

No documento, a parlamentar traçou a trajetória musical do Mestre Cacau, Carlos Lázaro da Cruz, - nascido no bairro do Rio Vermelho, em 11 de fevereiro de 1929, em Salvador, e falecido no dia do seu aniversário de 93 anos, com 85 anos de carreira -, “que contribuiu com a ascensão de nomes da música baiana no cenário nacional e internacional, a exemplo de Carlinhos Brown”, apontou.

Fabíola louvou o talento de Cacau do Pandeiro, “bamba do samba e do chorinho”, e citou suas incontáveis apresentações, especialmente no Carnaval, em blocos como Jacu, Barão, Internacionais, nos bailes dos clubes Português, Palmeiras da Barra, Associação Atlética da Bahia, Bahiano de Tênis, Fantoches e Bahia; como baterista do extinto Tabaris, fundador da Orquestra Yemanjá, e como membro do grupo de choro, pioneiro na Bahia, Os Ingênuos.

“Um mestre ao tocar samba e tudo quanto era ritmo, um músico refinado”, ressaltou a legisladora, mostrando a importância do percussionista, que “emprestou seu talento acompanhando Dona Ivone Lara, Elza Soares, Jamelão, Carlinhos Brown e tantos outros. Um artista completo”, relatou.
A inteligência, o profissionalismo, o senso de humor de Cacau do Pandeiro foram louvados por Fabíola, que lamentou a ingratidão social e institucional no reconhecimento da sua importância na cultura brasileira.

“Morador emérito do Rio Vermelho, um artista popular da mai
or grandeza, Cacau do Pandeiro fica na memória cultural baiana como músico e artista maior. Que descanse em paz, entre os maiores de sua arte”, ensejou.

Fonte: Midia Center

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco