COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

Tremores em Jacobina são causados por falhas geológicas, diz Yamana Gold

01/02/2022




A mineradora Yamana Gold emitiu uma nota nesta terça-feira (01/2) em que cita a causa dos tremores de terra em Jacobina. De acordo com a empresa, estudos mostraram que não há relação entre os abalos sísmicos e as atividades de mineração.

A mineradora disse ainda que os tremores são causados por falhas geológicas naturais e o movimento das placas tectônicas. Confira abaixo a nota na íntegra:

Nota a imprensa

Em virtude dos últimos abalos sísmicos e ouvindo os apelos das comunidades locais, a Jacobina Mineração/Yamana Gold – JMC informa que desde fevereiro de 2021 contratou equipe de especialistas em sismologia para analisar os eventos ocorridos no município de Jacobina. Desde então estão sendo feitos trabalhos geológicos e geofísicos e também levantamento das áreas de riscos sísmicos. A JMC adquiriu quatro aparelhos para medições sismológicas que foram colocados estrategicamente (dois na barragem e dois nas comunidades de Jaboticaba e Itapicuru) para obter informações, em tempo real, na detecção e medição de tremores de terra.

Continuamos atentos aos boletins fornecidos pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-URFN) sobre os abalos sísmicos naturais e de baixa magnitude que vêm ocorrendo no nordeste brasileiro como em Belo Monte-AL, Paramoti-CE, Canhoba-SE, Caruaru-PE, e na Bahia nos municípios de Laje, Jaguarari, São Miguel das Matas e Jacobina. Esta última cidade está assentada sobre terrenos geológicos de bilhões de anos, e portanto com o avanço da tecnologia vem sendo possível mensurar, pelo LabSis, os eventos decorrentes de falhas geológicas naturais, oriundos de movimentos de placas tectônicas ou atividades vulcânicas que geram os abalos sísmicos.

Por fim, continuamos abertos, transparentes e ouvindo as comunidades e informamos, mais uma vez, que os horários de desmonte de rocha não coincidem com os últimos registros feitos pelo Labsis no último final de semana. Esclarecemos que abalos sísmicos são eventos decorrentes de falhas geológicas caracterizadas por grande magnitude e tempos longos de duração, atingindo raio de ação de quilômetros e que os estudos mais aprofundados continuarão sendo realizados para entendimento da movimentação sísmica da região.

Reforçamos que as barragens da JMC/Yamana foram construídas considerando possíveis abalos sísmicos, elas continuam seguras, operando normalmente e com declaração de condição de estabilidade validada junto à Agência Nacional de Mineração (ANM).

Pautada em seus valores e compromisso com a máxima segurança e transparência com comunidade e órgãos fiscalizadores, a JMC continua à disposição para esclarecimentos, informações e dúvidas por meio dos canais oficiais: Ouvidoria 0800 071 3230 (24h por dia) ou pelo e-mail jmcfaleconosco@yamana.com.

Jacobina Notícias - O seu portal de informações



Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco