COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

Centro de Referência de Atendimento à Mulher é inaugurado em Cachoeira

09/03/2022

Equipamento foi viabilizado através de emenda parlamentar da deputada Fabíola



A inauguração do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) de Cachoeira, ocorrida na manhã desta quinta-feira (10), é mais um compromisso assumido pela deputada estadual Fabíola Mansur, com a pauta de combate à violência contra as mulheres, que se torna realidade. O equipamento intitulado Elitânia de Souza da Hora - em homenagem à ativista dos direitos humanos e promissora liderança jovem da Comunidade Quilombola do Tabuleiro da Vitória, vítima de feminicídio, aos 25 anos - é fruto de emenda parlamentar da deputada Fabíola, em parceria com a prefeitura de Cachoeira e o governo da Bahia, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres, beneficiando todo o recôncavo. 


Localizado na Rua Ana Nery, nº 7, Centro, esse será o primeiro CRAM especializado no atendimento de mulheres negras, tendo em vista que o Brasil é o 5º país com maior índice de feminicídio, e cerca de 70% dessas vítimas são mulheres negras. "Estou muito feliz com essa parceria do nosso mandato com o governo estadual e com as primeiras mulheres, prefeita e vice-prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga e Cristina Soares, colaborando para a superação das agressões ocorridas através do fortalecimento da mulher e do resgate da sua cidadania", destacou Mansur. 


O ato, que foi precedido por uma caminhada pelo fim da violência contra a mulher, efetivou ainda a entrega do veículo automotor e intenções estabelecidas no Acordo de Cooperação para a implementação, manutenção e desenvolvimento do CRAM. Este equipamento vai beneficiar as mulheres de todo o Recôncavo Baiano e funcionar como espaço de acolhimento, atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência. A emenda parlamentar foi responsável pelo custeio de todos os itens e equipamentos para estruturação física do equipamento, que funcionará como espaço de acolhimento, atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência, colaborando para a superação das agressões ocorridas, com o fortalecimento da mulher e no resgate da sua cidadania.


Além da deputada, a cerimônia contou com a presença da secretária de Política para as Mulheres, Julieta Palmeira, da prefeita Eliana Gonzaga, da vice-prefeita Cristina Soares, vereadores e demais autoridades do município.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco