COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

FABÍOLA MANSUR APLAUDE O TRABALHO DA MÉDICA TEREZA PAIM À FRENTE DA SESAB

03/03/2022

A deputada Fabíola Mansur (PSB) registrou na Assembleia Legislativa uma moção de aplausos à médica Tereza Cristina Paim Xavier Carvalho, pelo importante trabalho desenvolvido à frente da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, onde atuou como secretária durante os últimos sete meses. “Tereza Paim foi uma gigante na sua missão, enfrentou períodos críticos na saúde pública, como um novo pico de casos de Covid-19, causado pela variante Ômicron, e assistência às famílias afetadas por enchentes na Bahia”, declarou a parlamentar.

Antes de assumir interinamente a pasta, relata a deputada, Tereza Paim era subsecretária estadual de Saúde, na gestão de Fábio Vilas-Boas, e a saída aconteceu por decisão própria, no último dia 5 de fevereiro de 2022, dando lugar para a também médica Adélia Pinheiro. Tereza Paim, que nasceu em 25 de setembro de 1965, é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (turma de 1988), com residência médica em Pediatria, cursada no Hospital Santo Antônio, em Salvador. É especialista em Pediatria, com área de atuação em Neonatologia e especialização em Gestão para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A médica atuou como subsecretária de Saúde da Bahia desde fevereiro de 2019 e em agosto de 2021 assumiu interinamente a pasta. Casada com o engenheiro Augusto César, Tereza Paim é mãe de dois filhos, Leonardo e Daniel. A paixão pela Pediatria e pela Neonatologia define a trajetória da sua carreira, tendo trabalhado na Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto, como médica coordenadora da Neonatologia e depois diretora técnica, e na Maternidade Albert Sabin, onde permaneceu na diretoria técnica até 2018. Possui, também, passagens pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pelo Hospital da Criança da Universidade de São Paulo (USP), como médica-visitante.

A presidente da Comissão de Educação e Cultura da ALBA observa ainda que a gestora sempre defendeu que a gestão humanizada, em paralelo com o foco na melhoria da assistência por meio de profissionalismo e resolutividade, é o caminho para que a prestação dos serviços públicos de saúde gere resultados maiores do SUS, beneficiando toda a população. “Meus aplausos e minha admiração a você, Tereza Paim, que realizou um trabalho exemplar. Obrigada pela luta em prol da saúde do povo baiano. Sou testemunha de que fez o seu melhor e agora contaremos com você em outras frentes, com a competência e a dedicação de sempre. Seu desempenho foi de muita relevância para a sociedade baiana”, afirmou a socialista, que fez questão de ressaltar, no documento, o texto de Tereza Paim no momento de sua despedida dos colegas da Sesab.

“Nossos dias são sempre importantes. Iniciei essa jornada na equipe Sesab em 2018, mas estar ao lado de todos vocês nesses sete meses de muito trabalho, tentando superar inicialmente as ausências, uma pandemia, vacinas, inaugurações e muitas entregas do Governador Rui Costa, foi maravilhoso! Uma pandemia, a maratona da vacinação, as enchentes que devastaram mais de 50% do nosso território. Visitamos lares destruídos, comunidades em busca de ajuda e vocês estavam lá, sempre apoiando e norteando a belíssima causa que é o Sistema Único de Saúde. E, ‘Não sabendo que era impossível foi lá e fez’. Recebemos o prêmio ‘Você e a Paz’, em 19/12/2021. E como a vida tem seus ciclos, agora saio com a certeza do dever cumprido, de um legado inimaginável, onde a cooperação e esforço de muitos me sustentaram ao longo desses sete meses. Cuidar de vocês e ser cuidada por todos vocês, este foi o maior presente. Muitas lutas, muito empenho. O ciclo se fecha, mas muito aprendizado e muito ainda a aprender. Só uma certeza, a de que somos todos protagonistas dessa história e muitos, milhões de baianos estão vivos graças aos esforços de muitos personagens da saúde. Muita gratidão levo em minha bagagem pessoal. Não esquecerei: ‘Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!’, (Antoine de Saint-Exupéry)”.

Por fim, a deputada Fabíola Mansur solicitou à Casa Legislativa que esta moção de aplausos seja do conhecimento da médica Tereza Paim, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), da Associação Bahiana de Medicina (ABM), do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA), da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (SindSaúde).

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco