COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

No Pará, mulher perde o rim após procedimento estético para emagrecer por meio de aplicação de enzimas

13/03/2022



Aos 33 anos, a paraense Cristina Martins precisou retirar o rim direito durante uma cirurgia que seria apenas para remover um cálculo renal. Ela realizou a aplicação de enzimas para emagrecer em novembro de 2021 e, durante três meses de fortes dores e agravamento de sintomas, o que era para trazer conforto estético, se transformou em complicações clínicas.

Assim como a cantora Paulinha Abelha, que morreu no dia 23 de fevereiro, Cristina buscou as soluções para o controle de peso depois que começou a se sentir insatisfeita com a gordura localizada.

Em entrevista, Cristina, que é designer de unhas, relatou ter conhecido a mulher responsável pelo procedimento com enzimas, e que se dizia enfermeira, por meio do trabalho no ramo da estética.

No mesmo dia da aplicação das enzimas, a designer começou a sentir dores ainda mais fortes nos rins. A sintomas se agravaram e ela procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

"Eu já sabia como eram as dores. Então eu cheguei dizendo que estava com crise renal. Só que eu ainda não sabia a gravidade do problema", contou Cristina.

Segundo a paciente, o médico da UPA informou que os produtos aplicados no procedimento estético tinham afetado o órgão de uma maneira muito brusca.

"Era para ser uma cirurgia sem corte invasivo e rápida, mas não foi. Quando eles perceberam a gravidade, falaram para o meu marido que seria necessário abrir o rim. Ao abrirem, eles se assustaram e precisaram removê-lo", explicou a designer, que descobriu apenas depois da cirurgia que havia ficado sem um dos rins.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco