COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

Nova sede do CRAS é inaugurado em Ibipeba

22/03/2022





A nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Município de Ibipeba será inaugurada nesta quarta-feira (23), com sede própria. A unidade está localizada no centro da cidade e oferecerá serviços da Assistência Social aos moradores do município, como Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Primeira infância-PIS, Programa BPC na Escola. Atualmente, o CRAS de Ibipeba atende cerca de 500 famílias por mês.
A sede do CRAS foi construída com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Ibipeba por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e emenda  parlamentar. O ato contará com presença do Secretário Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins, a Superintendente de Assistência Social do Estado, Leísa Souza, Prefeito Demóstenes Sousa, e da Secretária Municipal de Assistência Social, Michele Amorim. 
Os CRAS, porta de entrada para Política de Assistência Social, estão em todos os municípios baianos, e promovem o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social com a oferta de serviços socioassistenciais, além de auxiliar no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. A Bahia conta com 608 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em 417 municípios. Destes, 557 CRAS são cofinanciados pelo Estado.
Em 2021, o Governo da Bahia liberou, por meio do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), o valor de R$ 46 milhões em cofinanciamento, para 411 municípios baianos. Os recursos são destinados às ações de Proteção Social Básica, voltada à prevenção de riscos sociais e pessoais, e a Proteção Social Especial, para pessoas em situação de risco ou violação de direitos, entre outros serviços e programas sociais voltados à população em situação de vulnerabilidade social.
Distribuição de Leite
O município de Ibipeba é contemplado pelo Programa Alimenta Brasil (antigo Programa de Aquisição de Alimentos – PAA). No novo edital, de 2022, o município será contemplado com a cota diária de 200 litros de leite de vaca. O programa funciona beneficiando dois públicos: primeiro o agricultor familiar, com a aquisição de alimentos de forma direta, como forma de incentivo à agricultura local. Depois, os alimentos são distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade, através do trabalho dos serviços de assistência social dos municípios. 
Desde 2011, quando participou pela primeira vez do programa, Ibipeba já foi contemplado com a doação de mais de 58 mil litros de leite de vaca. O leite é doado às famílias em situação de vulnerabilidade social, instituições sociais e organizações da sociedade civil que acolhem e atendem a população mais vulnerável. 
Cisternas
Ainda em Ibipeba, o Governo da Bahia, por meio da SJDHDS, executou a construção de 139 cisternas de consumo humano. As cisternas de 16 mil litros beneficiaram mais de 228 pessoas. O programa de cisternas tem como objetivo promover o acesso à água para o consumo humano e animal e para a produção de alimentos.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco