COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

Paratletismo: Atleta ibipebense bate recorde mundial no lançamento do dardo

15/03/2022

A paratleta Raíssa Machado estabeleceu o novo recorde mundial no lançamento de dardo neste domingo (13). A baiana alcançou a marca de 24m80 na sua quarta tentativa, o que rendeu a conquista da medalha de ouro na disputa da 1ª Fase Nacional de atletismo do Circuito Paralímpico, no CT Paralímpico, em São Paulo. Ela compete na classe F56, para atletas com comprometimento nos membros inferiores e que lançam sentado.

"É a minha primeira competição do ano, estou muito feliz, e não esperava bater o recorde mundial. Estou na fase dos testes de força e esperava um bom resultado, mas não o recorde. Me surpreendi, mas fui consistente e veio a marca. Estou muito emocionada, espero que as outras competições me surpreendam como esta", disse.

Raíssa quebrou a marca que pertencia à iraniana Hashemiyeh Moavi, que havia conseguido 24m50 durante os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. A antiga recordista mundial conquistou a medalha de ouro naquela ocasião, superando justamente a baiana, que ficou com a prata, com a marca de 24m39.

Natural de Ibipeba, na região de Irecê, Raíssa Machado nasceu com uma má formação congênita nos membros inferiores. Ainda na infância, sofreu bullying e passou por um momento difícil de rejeição da própria aparência e deficiência, resultando em depressão. Porém, ela conseguiu superar e hoje tem orgulho da sua trajetória. Ela é uma das principais atletas do mundo no arremesso de dardo. Além da prata em Tóquio, a baiana também tem um bronze no Mundial de Dubai em 2019 e um ouro no Parapan de Lima.

A 1ª Fase Nacional de atletismo do Circuito Paralímpico marcou o início da temporada e contou com a participação de 230 atletas. A 2ª Fase Nacional está prevista para junho. Porém, antes disso, acontece o Campeonato Brasileiro marcado para o mês de maio.


Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco