PSB convida prefeito de Irecê para ser candidato a deputado federal
07/03/2022
No sábado (5), durante o Congresso do PSB, que reuniu lideranças socialistas de toda Bahia, o partido oficializou o convite para que o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, concorra a uma vaga no Congresso Nacional. Maior cidade administrada pela legenda na Bahia, Irecê foi classificada pela presidente do PSB, a deputada federal Lídice da Mata, como “referência em gestão pública de qualidade”.
“Por onde passou, ele mostrou a sua capacidade de gestão e no Legislativo será um dos nossos grandes quadros no Congresso Nacional”, disse Lídice.
Vaz foi reeleito prefeito de Irecê nas eleições de 2020 com mais de 5 mil votos à frente do seu opositor, a maior vantagem da história do município. Para a deputada estadual Fabíola Mansur, Elmo é uma força natural que está vindo do interior, de um setor importante da Bahia, que é a região de Irecê e o PSB não poderia fechar os olhos a este movimento.
“Estamos trabalhando para convencê-lo a encarar mais essa missão! Elmo hoje representa um grande quadro do partido e já mostrou sua competência por onde passou, seja na Embasa, na presidência da Codevasf, ou como prefeito de Irecê, revolucionando a administração da cidade”, destacou Fabíola.
O Congresso do PSB foi realizado na sede da UPB e ainda elegeu componentes da Comissão Provisória, que agora passa a ser Diretório Estadual, e reuniu socialistas de toda Bahia. Na ocasião o prefeito Elmo Vaz também passou a integrar executiva estadual do partido.
Caso Elmo seja candidato, ele deverá renunciar o cargo de prefeito, assumindo o vice-prefeito, Erício Batista. O chefe de executivo (prefeito, presidente ou governador) que concorrer a uma candidatura para cargo diverso do que ocupam atualmente, devem renunciar a seus mandatos até seis meses antes da eleição para concorrerem a outros cargos (art. 14, § 6º, da Constituição; art. 1º, § 1º, da LC nº 64/90).
Cabe ao vice-prefeito, em linhas gerais, a substituição do Prefeito em casos de impedimento, e suceder-lhe, em caso de vaga.
Os respectivos prefeitos para concorrer a algum cargo, precisariam renunciar ao atual posto já em abril deste ano.