COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

Saúde atualiza orientações para triagem de candidatos à doação de órgãos

18/03/2022

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizaram orientações para triagem de candidatos para doação de órgãos, tecidos e células-tronco hematopoéticas no Brasil diante da pandemia da Covid-19. A nota com detalhes dos critérios foi publicada em nota técnica nesta quarta-feira (16).

Conforme o documento, os doadores devem ser submetidos à triagem clínica e epidemiológica cuidadosa como formas de identificar possíveis contraindicações para a doação de órgãos.

A contraindicação é absoluta nos casos de doador falecido com confirmação Covid-19, síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave (SRAG) sem etiologia definida, com resultado inconclusivo ou não detectado nos 10 dias anteriores à doação.

A nota técnica também apresenta orientações sobre medidas que minimizem os riscos de infecção para pacientes que aguardam por um transplante e para transplantados.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, em 2020 e 2021, enquanto alguns países paralisaram totalmente os programas de transplantes, o Brasil manteve cerca de 60% dos procedimentos.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco