COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

Vereador Lucas de Badéu faz indicação de um nome para ser homenageado, com o título de "Mulheres que fazem história"

18/03/2022

A Câmara Municipal de Itaguaçu da Bahia realizou hoje (sexta-feira dia 18/03/2022) uma homenagem à todas as Mulheres, pela passagem do Dia Internacional da Mulher (08 de Março).

Na ocasião cada vereador indicou um nome para ser homenageado, com o título de "Mulheres que fazem história".

Minha indicação foi a Senhora Ricardina Pereira de Souza, abaixo a sua biografia:

Ricardina Pereira Souza, filha de João Pereira Gomes, uma pessoa hospedeira, dedicou sua vida em ajudar ao próximo juntamente com seu esposo Ernestino Martins de Souza, em sua trajetória de vida vem doando seu melhor com todos que chegam a sua casa.

Mulher honrada, guerreira, filha do fundador da Comunidade Quilombola de Barreiros, hoje com 90 anos a única dos filhos do fundador viva; É conhecida em todo povoado de Barreiros por sua hospitalidade com aqueles que chegam neste povoado.

Trabalhou juntamente com seu esposo para criarem seus filhos (7 filhos de sangue e 11 de criação), e ajudaram a comunidade onde o seus pais começaram a edificar, desde cedo com seu espirito de solidariedade, acreditando em um futuro melhor e estando ao lado do seu esposo procurava formar para o crescimento de uma comunidade melhor e mais justa, tentando e buscando condições melhores; Nesta luta ao lado do seu esposo e movimentos comunitários fundaram associação com o atual nome de Associação de Trabalhadores e Trabalhadoras Quilombolas João Pereira Gomes. Tendo como nome a instituição em homenagem ao seu pai.

Todavia, passando por vários momentos difíceis por motivo da escassez das chuvas, mas sempre dedicou a sua vida em manter a harmonia familiar e o crescimento de sua família, com sua maquina de costura muitas vezes até a mão confeccionava as roupas dos seus filhos e outras pessoas do povoado, aos 90 anos de idade, não perdendo assim a tradição de todas as tardes está sentada a frente da máquina de costura.

Com o ar de generosidade, dona Ricardina, uma das mulheres mais velhas desta comunidade de Barreiros, juntamente com seus familiares sabe expressar gratidão e alegria.

Que as bençãos de Deus alcancem todas as mulheres nessa data especial.

Feliz Dia da Mulher!

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco