COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

Jerônimo e Neto, um deles será fenômeno

02/04/2022

A peleja baiana 2022 já começou, o cenário está configurado e os atores principais definidos. E por aí já dá para perceber um fato diferenciado: no duelo entre Jerônimo Rodrigues e ACM Neto, um dos dois protagonizará algo fenomenal na história da política baiana.
Se Jerônimo vencer será a história de um ilustre desconhecido que nunca disputou mandato eletivo e ancorado em Lula e na boa avaliação do governador Rui Costa e chegou lá. Se vencer Neto, que só tem a grife herdada do avô e os bons níveis de acertos como prefeito de Salvador, será vitória tipo só contra tudo e contra todos, inclusa a questão federal.

Lula cá — Lula veio a Salvador justamente turbinar Jerônimo, numa reação à perda de João Leão. O PT bateu pé firme que é o protagonista do jogo e diz que vai operar novo milagre, como Jaques Wagner em 2006 e Rui Costa em 2014. Ou seja, dizem já estar acostumados a sair atrás com um desconhecido e chegar na frente. O terceiro milagre vai sair ou Neto vai decretar o fim da hegemonia petista?

Nas urnas de 2002 Paulo Souto teve 53% dos votos e Jaques Wagner 38,4%, mesmo Lula tendo 61% contra 38% de José Serra. Neste ano, ACM até declarou apoio a Lula no segundo turno, mas em 2006, resolveu bater em Lula, federalizou a disputa e Jaques Wagner pegou o trono.

Em 2006 Paulo Souto, o governador de ACM, liderou todas as pesquisas até a boca de urna e na hora H perdeu no primeiro turno para Wagner, de 52,8% contra 43,3%. Nessa eleição, ACM bateu em Lula e se deu mal. É disso que Neto está fugindo.

Seja como for, o jogo só está começando.

Marinho também quer a vice

Para fechar as chapas que vão duelar nas urnas de 2022 só falta ACM Neto escolher o vice (ele só tem Leão no Senado).Estão no páreo o deputado Félix Júnior, do PDT, Zé Ronaldo, ex-prefeito de Feira, Marcelo Nilo, que se filiou ao Republicanos, e o deputado Márcio Marinho, presidente do Republicanos afirma a postulação do partido em ter a vice, mas para ele próprio:— Me sinto qualificado.   

Fonte: A Tarde

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco