COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

Sobradinho: Maior reservatório de água do Nordeste atinge capacidade máxima pela primeira vez em 13 anos

02/04/2022




A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou nesta sexta-feira (1º) que o reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, atingiu 100% de sua capacidade pela primeira vez em 13 anos. O reservatório suporta 34,1 bilhões de m³ de água. Em 2009 foi última vez que essa marca foi alcançada.




Em nota, a companhia explica que as fortes chuvas que atingiram o estado desde dezembro do último ano foram as responsáveis pelo aumento gradativo do volume. Com o novo patamar, o diretor de Operação, João Henrique Franklin, afirma que há um cenário de segurança hídrica para o período seco.




“Desde o início do período úmido na bacia do Velho Chico, com fortes chuvas no alto São Francisco, o que se viu foi o aumento gradativo do volume d’água no rio e o acúmulo devidamente monitorado e controlado através das vazões nos reservatórios da Chesf”, explicou Franklin.




A Usina de Sobradinho é o maior reservatório do Nordeste. De acordo com o diretor, alcançou a totalidade de sua capacidade, e agora tem uma vazão de saída de 3 mil metros cúbicos por segundo (m³/s), que será mantida até nova avaliação.




Desde janeiro, com a incidência forte de chuvas na bacia, por mais de 50 dias, a Chesf manteve a vazão em 4.000 m³/s.




A redução para o atual patamar tem o objetivo de recuperar o nível do reservatório de Itaparica (Usina Luiz Gonzaga-PE), preservando um volume seguro em todos os reservatórios para suprir as necessidades dos usos e a geração de energia durante o período seco, que se inicia em maio e segue até novembro.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco