COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

Pautas voltadas aos pacientes com Lúpus tem apoio do mandato do deputado Pedro Tavares

10/05/2022


Em 2015 o deputado conseguiu a aprovação na Assembleia Legislativa pela maioria dos deputados, do projeto de lei da sua autoria que cria a Semana de Conscientização e Combate ao Lúpus na Bahia.

O deputado questiona que o projeto de lei foi sancionado, entretanto até hoje não foi colocado em prática pelo estado. No PL estavam previstas várias ações, a exemplo da orientação psicológica para portadores de lúpus e seus familiares e o  encaminhamento para tratamento médico adequado.

No Parlamento o deputado apresentou outras propostas a exemplo, do direito à gratuidade total no sistema público de transporte intermunicipal aos portadores de lúpus, no âmbito do Estado; O pagamento de meia entrada para portadores de lúpus nos estabelecimentos que promovem eventos culturais, artísticos, esportivos e de lazer.


As doenças crônicas impõem muitos desafios. Os pacientes não somente sofrem com os problemas de saúde, mas principalmente com as barreiras no acesso ao tratamento, despesas médicas elevadas, transtornos psicológicos e desinformação.

É uma doença autoimune, resultado de um desequilíbrio no sistema imunológico, cujas células encarregadas pela defesa produzem anticorpos que atacam as células do próprio organismo. Isso tudo desencadeia, de forma lenta ou progressiva, um processo inflamatório em vários órgãos, músculos e articulações.

Para estimular as campanhas de prevenção e disseminar informações sobre o diagnóstico, tratamento e prestar apoio aos portadores dessa enfermidade, dia 10 de maio comemora-se o “Dia Internacional de Conscientização e Atenção aos Pacientes com Lúpus”.

O deputado explica que o intuito é fazer com que a sociedade se conscientize e acolha os portadores da doença que, por conta do estigma social, além de vivenciarem graves patologias físicas, podem desenvolver transtornos mentais.


Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco