COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

Segurança Pública em crise: peritos entregam cargos e agravam situação de insegurança na Bahia

24/05/2022



Após mais de 400 delegados entregarem seus cargos e recusarem assumir cargos vagos, os peritos criminais anunciarem as renúncias de seus postos, na última segunda-feira (23). A ação dos peritos é justificada, de acordo com Sindicato dos Peritos Criminais da Bahia (Asbac), como necessária após o "fracasso DAS tentativas de diálogo" entre o sindicato e o Governo da Bahia. 

O presidente da Asbac, perito criminal Leonardo Fernandes, salienta que antes de emitir esse ofício, deliberado nas assembleias realizadas nos dias 14 e 16 de março deste ano, e enviado ontem (23), o Sindicato tentou de todas as formas evitar qualquer tipo de confronto com o governo. 

“Tentamos a abertura de diálogo com o governo através de vários interlocutores, mas todas as tentativas foram ignoradas. Nossa demanda sequer foi ouvida. Ficou evidenciado o que os nossos profissionais estão atestando já há um bom tempo: o governo abandonou o Departamento de Polícia Técnica, mas não iremos desistir, vamos agora avançar em nossa luta em busca da abertura de canal de diálogo com o governo, a entrega dos cargos foi apenas o primeiro.”, afirmou o presidente da Asbac, Leonardo Fernandes.

Com as entregas cerca de 90% dos cargos no interior do estado estão vagos. Dentre as regionais, destacam-se os Departamentos de Polícia Técnica de Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Valença e Ilhéus.

Já em Salvador, no Laboratório Central da Polícia Técnica (LCPT), os coordenadores da Coordenação Física Forense, da Análise Ambiental, da Toxicologia e da Genética Forense, que desocupam os seus postos, afirmam que só voltam caso os seus pleitos sejam atendidos. Além deles, a coordenação de Documentoscopia do Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto (ICAP), também está inserida na mobilização.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco