COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

Lapão: DE 30 DE MAIO A 3 DE JUNHO, FOI A SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL

09/06/2022




A Secretaria Municipal de Saúde de Lapão, por meio da Atenção Primária a Saúde, APS e equipe de saúde bucal, reforçou com as equipes e usuários a importância do diagnóstico precoce como fator principal para cura da doença, o que representa 95% de chance.

O câncer de boca é caracterizado como um tumor maligno que afeta a boca e parte da garganta, podendo se desenvolver nos lábios, língua, gengivas entre outras partes. Considerado o terceiro na lista de cânceres mais frequentes, o câncer de boca, quando diagnosticado precocemente, tem cura. As principais causas são o fumo, álcool, exposição excessiva ao sol sem proteção, próteses mal colocadas ou dentes quebrados e má higiene bucal.

Esse tipo de câncer se manifesta através de manchas brancas, vermelhas e pretas, aparecimento de caroços no pescoço, feridas que não doem ou não cicatrizam em 15 dias e a dificuldade para mastigar ou falar. O autoexame é forma mais eficaz para a detecção da doença.

Previna-se!

Com um contato frequente com o seu dentista pode prevenir inúmeras doenças periodontais, como cáries, excesso de placa bacteriana, dores de dente – inclusive, câncer bucal.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco