COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

Com Canal da Redenção, região de Irecê será nova fronteira agrícola, diz Roma

06/07/2022


A população da região de Irecê recebeu uma boa notícia nesta quarta-feira (06). Em entrevista à, o pré-candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), anunciou que o secretário nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, já encaminhou o estudo técnico para o Canal da Redenção.

“O Canal da Redenção é uma obra de infraestrutura hídrica que começa a se tornar realidade e vai levar água do Rio São Francisco para transformar essa região do Semiárido, que tem um dos solos mais férteis do mundo, na nova fronteira agrícola nacional”, disse Roma.

Tendo a bandeira do Semiárido como uma das suas principais prioridades num futuro governo da Bahia, se eleito, o deputado federal não tem medido esforços em Brasília para a criação de condições ao desenvolvimento das potencialidades existentes em 65% do território baiano que está sob essa condição climática.

“Trabalhamos pelo Canal do Sertão Baiano e o Baixio de Irecê, que já estão virando realidade, e agora, com o também apoio do presidente Bolsonaro, chegou a vez do Canal da Redenção”, assinalou João Roma.

Com 160 quilômetros de extensão, fazendo a captação da água em Xique-Xique e estendendo-se até América Dourada, em forma de espinha de peixe, o Canal da Redenção vai atender à demanda hídrica de uso múltiplo.

“Será água para consumo humano, animal, agrícola, industrial e ambiental”, explica Roma, ressaltando ainda que o projeto prevê a revitalização e perenização das bacias hidrográficas dos rios Verde e Jacaré por meio de adução pressurizada, que levará água às cabeceiras dos principais riachos e rios da região.

“Estima-se que o Canal da Redenção beneficiará mais de 500 mil pessoas na região, sendo que 100 mil pequenos produtores rurais. Serão gerados inúmeros empregos que dinamizarão a região, promovendo o desenvolvimento social e econômico”, afirmou João Roma.

O pré-candidato a governador da Bahia, com apoio de Bolsonaro, vislumbra a transformação regional: “A região de Irecê será a nova fronteira agrícola do Brasil, com possibilidade de torna-se a maior produtora de alimentos do país. Só o solo da Ucrânia é mais fértil e a água está chegando”.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco