COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

Estudo aponta que dieta gordurosa pode levar à depressão e Alzheimer

12/07/2022


Dietas com gorduras apresentam sinais de declínio cognitivo, depressão, ansiedade e Alzheimer, segundo um estudo realizado por pesquisadores da University of South Australia.

Segundo o Metrópoles, a pesquisa, publicada na Metabolic Brain Disease, acompanhou o estado de saúde de roedores com alimentos gordurosos durante 30 semanas. Os animais passaram por testes de tolerância à glicose e insulina e capacidade cognitiva.

O trabalho usou dois tipos de ratos para a análise. O primeiro grupo possuía animais que tinham uma mutação na proteína tau, presente nos neurônios. O outro grupo, de controle, não tinha o mesmo problema.

Depois das 30 semanas ingerindo alimentos gordurosos, os ratos do grupo controle ganharam peso, passaram a exibir comportamentos semelhantes à ansiedade e mostraram níveis mais altos de tau no cérebro. Os emaranhados de tau podem indicar o surgimento do Alzheimer.

Já os ratos do primeiro grupo, o estudo mostrou que, depois de 30 semanas expostos à dieta rica em gordura, eles desenvolveram pré-diabetes e resistência à insulina. Além disso, tiveram mais episódios semelhantes à depressão e ansiedade, a proteína tau também pôde ser vista na forma que indica Alzheimer.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco