COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

“Meu compromisso é colocar o povo preto no orçamento”, afirma Jerônimo em encontro com movimentos negros

14/07/2022


O pré-candidato a governador do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, se reuniu com movimentos negros, na noite desta quarta-feira (13), no Centro Histórico de Salvador, para ouvir as demandas e contribuições dessas entidades e lideranças para seu Programa de Governo Participativo (PGP). “Meu compromisso é colocar o povo preto no orçamento. Já avançamos muito em políticas antirracistas e de promoção da igualdade racial, mas sabemos que devemos avançar mais. Em 2023, a Bahia vai ter um governador negro, indígena e professor, e um bom professor é aquele que estuda e que aprende”, garantiu.

No encontro setorial do PGP, que lotou a Casa Castro Alves, Jerônimo recebeu um documento unificado com 13 demandas e se comprometeu a manter o diálogo com esses movimentos a partir de 2023. “Vocês não vão precisar me pedir para governar dialogando porque isso está garantido desde já e será mantido e fortalecido. Não quero apenas um Programa de Governo Participativo, eu quero uma gestão com a participação de vocês”, afirmou.

Propostas

O incentivo ao empreendedorismo negro e geração de trabalho, emprego e renda; a elaboração de um plano estadual de combate à violência contra a juventude negra; o combate às doenças que acometem à população negra; e a implementação do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa estão no documento com as 13 reivindicações para o próximo governador da Bahia.

“Quero que vocês nos ajudem com o Programa de Governo não apenas no que diz respeito ao enfrentamento do racismo e na luta pela igualdade racial. O povo preto precisa se debruçar, opinar e participar de todas as áreas do Programa de Governo”, acrescentou Jerônimo em seu discurso, que foi concluído com um pedido para que os movimentos negros não se distanciem após a posse: “Quero pedir que não se afastem. Fica aqui registrado o meu compromisso com o diálogo permanente no Governo”.

Emocionado, o pré-candidato apoiado por Lula e pelo governador Rui Costa afirmou que o ato teve simbologia muito forte. “Quando a gente faz as coisas com o coração, a gente sente no olhar a confiança e o carinho das pessoas. Reconheço e valorizo a dedicação de cada um de vocês na construção desse documento unificado”, afirmou o petista. Na avaliação de Jerônimo, o conjunto de propostas será viabilizado em sua gestão porque já existe um alicerce construído pelo Governo do Estado ao longo dos últimos anos, “e esse alicerce não foi cedido, e sim conquistado por cada uma dessas lideranças”.

A Bahia, estado com o maior número de pessoas que se declararam pretas, conforme o IBGE, foi a primeira unidade da federação a criar uma Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi). Lançada no primeiro mandato do governo Jaques Wagner (PT), a pasta se tornou um divisor de águas no enfrentamento político contra as desigualdades sociais e raciais no estado.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco