COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

Salvador: Secretaria de Saúde investe mais de R$ 1 milhão na contratação de médicos clínicos e infectologistas para atuação nos Serviços de Atendimento Especializado

06/07/2022


Os profissionais interessados em atuar na rede devem apresentar proposta entre os dias 15 e 18 de julho. O aviso de convocação foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM)_

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) dá mais um importante passo na direção do pleno cuidado com a vida dos cidadãos soteropolitanos, com um investimento de ordem superior a R$ 1 milhão para a contratação de mais 10 médicos, entre infectologistas e clínicos gerais, que irão atuar no âmbito da Atenção Especializada, precisamente nos Serviços de Atendimento Especializado (SAEs) - unidades ambulatoriais do município voltadas à atenção integral às pessoas vivendo com HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Os profissionais interessados em atuar na rede pública de saúde devem apresentar proposta entre às 08 horas do dia 15 de julho até às 09 horas do dia 18 de julho. O aviso de convocação foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM). O edital e seu anexo com detalhamento de carga horária e salário encontram-se disponíveis nos sites www.compras.salvador.ba.gov.br ou www.licitacoes-e.com.br.  

O Secretário Municipal da Saúde, Decio Martins, destacou que se trata da prestação de serviços de extrema relevância para os usuários do SUS em Salvador e que a pasta atua no sentido de ampliar e fortalecer, cada vez mais, à atenção integral às pessoas vivendo com HIV e outras ISTs. “Disponibilizamos nos SAEs diversos serviços importantes no cuidado com a vida, a exemplo da dispensação de insumos, realização de exames e testes, oferta de profilaxia pós-exposição, além do fundamental espaço de aconselhamento para a assistência completa a essas pessoas, incluindo gestantes e crianças convivendo com HIV e outras ISTs. Para continuarmos prestando os serviços com a reconhecida excelência e qualidade que os cidadãos merecem estamos adotando esta iniciativa de contratar mais dez médicos especialistas”, declarou.

Mais sobre o serviço

O público assistido nos SAEs conta com a dispensação de medicamentos antirretrovirais, que podem ser retirados tanto nos SAEs como na UDM (Unidade Dispensadora de Medicamentos). Também são dispensados gel lubrificante, preservativos masculino e feminino para a prática do sexo responsável, bem como uma das formas da prevenção para essas infecções. Além disso, ocorre frequentemente atividades educativas para adesão ao tratamento, prevenção e controle de IST`S, que também contempla as ações para o enfrentamento da doença. Além do apoio a ONGS e outras organizações da sociedade civil.

Em caso de testar positivo para HIV e outras ISTs, confira o caminho para acessar os serviços prestados pelo Município nos SAEs:

Os usuários do SUS podem fazer o teste rápido de HIV em Salvador, uma vez que diferentes níveis de atenção ofertam testes sorológicos, bem como testes rápidos ou sorologia laboratorial, com orientação sobre a prevenção combinada.  O teste rápido fica pronto em 30min. 

Em caso de testar positivo, os cidadãos são encaminhados para os serviços de atenção especializada. O(a) usuário(a) com sorologia reagente para HIV que for menor de 13 anos e/ou gestante, ou recém-nascido de gestação de pessoa vivendo HIV e/ou com coinfecção para Hepatites Virais, é orientado a receber atendimento no SEMAE Liberdade. O(a) usuário(a) com sorologia reagente para HIV maior de 13 anos ou que não esteja gestante,ou não possua coinfecção para Hepatites Virais, recebem toda a assistência no SEMAE Liberdade, SAE São Francisco ou SAE Marymar Novaes.

Já o(a) usuário(a) que possuir sorologia não reagente para HIV e possuir critérios de indicação para PEP, sendo menor de 12 anos, é encaminhado(a) para as UPAs Dr. Hélio Machado/Itapuã, ou UPA Vale dos Barris. Caso o(a) usuário(a) possua indicação para PEP e seja maior de 12 anos, é direcionado para as UPAs Dr. Hélio Machado/Itapuã OU Vale dos Barris, ou Valéria, ou Adroaldo Albergaria/Periperi, e, ainda, na UPA Dr. Alfredo Bureau/Boca do Rio. Os Critérios de indicação para PEP são violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha); acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico) nas últimas 72 horas.

Enquanto que usuário(a) que possuir sorologia não reagente para HIV e possuir indicação para a PrEP por fazer parte da população alvo e manifestar interesse é encaminhado(a) para o SAE Marymar Novaes para o início da profilaxia. A População alvo são gays e outros homens que fazem sexo com homens/pessoas trans/profissionais do sexo que tiveram prática anal (receptiva ou insertiva) ou vaginal, sem uso de preservativo nos últimos meses e/ou episódios recorrentes de ISTs, e/ou uso repetido de PEP; além de parcerias sorodiferentes para HIV.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco