COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

Paulo Câmara comenta queda nos investimentos do governo Rui em Segurança e Educação: "Não soube priorizar"

30/08/2022


O deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) afirmou nesta segunda-feira (29) que a queda nos investimentos em Segurança Pública e Educação ao longo do governo Rui expressam a falta de prioridade do Estado com questões essenciais para a população. A Bahia lidera o ranking de homicídios e tem o pior Ensino Médio do país, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Segundo dados publicados pelo site Bahia Notícias, a partir de uma pesquisa em desenvolvimento na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), no último ano do governo Wagner, a Bahia investiu 10,18% do seu orçamento em Segurança Pública e 12,7% em Educação; enquanto no ano passado os percentuais aplicados foram de 8,32% e 11,76%, respectivamente.

"A Bahia é o estado mais violento e tem a pior educação do país porque o governador, durante os seus dois mandatos, não soube priorizar essas áreas com os recursos que tem disponíveis. É muita incompetência e falta de gestão daquele que tenta vender a imagem de um bom administrador", disse o parlamentar.

Ainda com base no estudo, a Educação registrou uma perda de R$ 3,197 bilhões (-6,82%) nos sete anos de governo Rui, enquanto a Segurança Pública perdeu R$ 1,529 bilhão (-4,07%) no mesmo período. Na tabela, corrigida pela inflação (IPCA), são comparados os valores absolutos efetivamente aplicados com os investimentos que seriam feitos caso o Estado tivesse mantido os percentuais de 2014.

"O que vemos é que tudo isso está relacionado. Se o governo não consegue ofertar uma boa educação para formar nossos jovens, a violência e o desemprego aumentam. Este é o legado que o governo do PT vai deixar na Bahia, e tudo por falta de competência para priorizar as áreas essenciais e resolver os problemas que afligem o nosso povo", afirmou o deputado.

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco