COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

PIVÔS COMEÇAM A FUNCIONAR: GOVERNO FEDERAL RESGATA DO ABANDONO O BAIXIO DE IRECÊ

22/08/2022




Em um post em seu instagram, o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), disse que que o governo federal "resgatou do abandono" o baixio de Irecê (Baixio da Boa Vista), com sede em Xique-Xique e também com terras no município de Itaguaçu da Bahia. Os primeiros pivôs começaram a funcionar. É riqueza para o sertanejo que você não verá na maior parte da imprensa. Diz a publicação: "O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), resgatou do abandono o Baixio de Irecê, perímetro irrigado no sertão baiano que vai permitir a produção de alimentos e a geração de milhares de empregos", escreveu o presidente Bolsonaro.

Localizado na região do Médio São Francisco, nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, o Perímetro Irrigado do Baixio do Irecê abrange 105 mil hectares, sendo 48 mil de área irrigada. O Projeto de Irrigação do Baixio de Irecê é localizado na Região do Médio São Francisco, no município baiano de Xique-Xique. A nova concessionária administrará as áreas correspondentes às etapas 3 a 9 do projeto, que contém 31,423 mil hectares de área irrigável. A previsão de investimento inicial é de R$ 1,1 bilhão em até 35 anos, com a projeção de beneficiar mais de 250 mil pessoas e gerar cerca de 180 mil novos empregos.



Etapas: 

As etapas um e dois foram do Projeto de Irrigação do Baixio de Irecê foram licitadas em 2014, no modelo de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU). Elas totalizaram uma área irrigável de 16.501 hectares, distribuídos em 203 unidades parcelares, que vão focar na produção de culturas como milho e soja. Já para as etapas restantes, que foram leiloadas, é prevista a conclusão da implantação da infraestrutura de irrigação, incluindo a construção de canais, estações de bombeamento e obras conexas, além da operação e manutenção dessa infraestrutura, de acordo com o PPI.




FONTE: XIQUE-XIQUE NOTÍCIAS

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco