COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

Prefeito Elmo Vaz prestigia entrega da Comenda 2 de Julho ao ex-deputado Celso Dourado

15/08/2022


Esta quinta-feira, 11 de agosto de 2022, está sendo um dia histórico para a região de Irecê. O ex-deputado federal constituinte Celso Loula Dourado recebeu a Comenda 2 de Julho, em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Celso, é um dos baianos que formularam o texto constitucional de 1988, que segue até hoje em vigor, o ex-parlamentar tem 91 anos e reside na cidade de João Dourado.

Em Salvador, ele teve forte e efetiva militância política, alicerçada na fé cristã, participando de diversos comitês e agremiações destinadas à defesa da redemocratização do país. Também no período da ditadura, abriu as portas da instituição da qual era diretor, o Colégio 2 de Julho, para a realização das comemorações do Dia do Trabalhador, em 1º de maio, e do 1° Congresso Nacional da Anistia, em 1979.

A iniciativa para conceder a Comenda 2 de Julho a Celso Loula Dourado é do deputado estadual Mário Jacó (PT), que considerou os serviços prestados à sociedade por Celso Dourado, além de sua defesa da democracia, estando ao lado de perseguidos políticos durante o período da ditadura militar.

Presente no evento, o prefeito Elmo Vaz falou do orgulho de participar de um momento tão marcante da história baiana e de toda região de Irecê, que tem em Celso um exemplo de homem público. “Uma homenagem justa e mais que merecida a quem tanto serviu ao nosso povo. Reverendo Celso Dourado é um exemplo de cidadão e ser humano, a ser seguido por todos nós”, destacou o prefeito de Irecê. O evento foi prestigiado por grandes personalidades da política baiana, além de amigos e familiares do ex-deputado.

A Comenda 2 de Julho é concedida a personalidades que atuam ou já atuaram no Estado da Bahia, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade brasileira de forma patriótica e exemplar.

Fonte: Irecê Acontece 

Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco