COVID-19

Click aqui e ouça a Irecê Líder FM, enquanto acompanha as noticias da sua cidade.

Ouça essa matéria

Lula e Jerônimo lideram com folga em Ibipeba

24/09/2022


Se dependesse apenas de Ibipeba, na região de Irecê, Lula e Jerônimo estariam eleitos com bastante folga, já no primeiro turno das eleições. A campanha liderada pelo prefeito Demóstenes Barreto reflete este cenário, conforme dois levantamentos realizados no último final de semana pela C&R Pesquisas –

DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade

Enquanto as pesquisas em toda a Bahia, inclusive na região de Irecê, apontam uma retração do favoritismo de ACM Neto (União), candidato oposicionista e o crescimento do governista Jerônimo Rodrigues (PT), com estabilidade do candidato bolsonarista, João Roma (PL), rumo ao Palácio de Ondina, em Ibipeba, o prefeito Demóstenes Barreto vem fazendo o dever de casa, na condição de correligionário do candidato do PT.

O prefeito, que tem sua administração aprovada por 81% dos ibipebenses, apoia Lula para presidente, Jerônimo Rodrigues para governador e Otto Alencar para senador. “Aqui a gente vota no time completo. Inclusive nossos candidatos a deputado estadual e federal são todos do time de Lula e de Jerônimo”, disse o prefeito.

O Instituto C&R Pesquisas, de propriedade da Terra Viva/João Gonçalves, esteve em Ibipeba nos últimos dias 17 e 18 e posteriormente nos dias 19 e 20, por iniciativa própria, quando fez levantamento de dados e constatou que Lula e Jerônimo lideram as intenções de voto no município.

O resultado aponta para uma vitória esmagadora do ex-presidente Lula no município, onde tem 80% das intenções de votos, sobre Jair Bolsonaro, que obteve apenas 8%. Os candidatos da pretensa terceira via, Ciro Gomes tem apoio de 4% e Simone Tebet alcançou 1%. Brancos, nulos, não souberam ou não quiseram responder, somam 7%. Os demais candidatos não tiveram indicações. É possível que Bolsonaro chegue a 12% dos votos no município, enquanto Lula poderá ter sua margem ampliada.


Para governador, Jerônimo lidera a disputa no município com 55%. ACM Neto tem 18% e João Roma obteve 3% das intenções de voto. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos, nulos e os eleitores que não quiseram responder somam 3%. Em Ibipeba, os indecisos são 21%.

Considerando que ACM Neto tem o melhor desempenho como candidato de oposição ao grupo liderado pelo atual governador Rui Costa, é possível que ele obtenha a maior parte dos eleitores indecisos, podendo chegar, pelos cálculos da C&R Pesquisas, a 34%, com a margem de erro, pode chegar até mesmo 37,91% dos votos dos ibipebenses, o que mesmo assim, seria derrotado nas terras ibipebenses. Existe a possibilidade de Jerônimo superar a casa dos 60% dos votos naquele município.


Na disputa para o Senado, Otto Alencar lidera em 48% das intenções de voto, contra o candidato de ACM Neto, Cacá Leão, que tem apenas 5%. Cícero Ribeiro, Marcelo Barreto e Raissa Soares, aparecem cada qual com 1% e Tâmara Azevedo não pontuou. Brancos e nulos somam 5%, não quiseram responder 2% de eleitores indecisos, 37%. Tanto Cacá Leão, quanto Otto Alencar poderão ter seus indicadores ampliados significativamente.


APROVAÇÃO DO GOVERNO DEMÓSTENES BARRETO


ÓTIMA 21%

BOA 60%

RUIM 6%

PÉSSIMA 3%

NÃO QUISERAM RESPONDER 3%

NÃO SOUBERAM RESPONDER 7%

DESEMPENHO DOS CANDIDATOS A PRESIDENTE

Lula 80%

Bolsonaro 8%

Ciro 4%

Simone Tebet 1%

Branco 1

NÃO QUISERAM RESPONDER 1%

NÃO SOUBERAM RESPONDER/INDECISOS 5%

As demais opções 0%

DESEMPENHO DOS CANDIDATOS A GOVERNADOR

JERÔNIMO 55%

ACM NETO 18%

JOÃO ROMA 3%

BRANCOS 1%

NULOS 1%

NÃO QUISERAM RESPONDER 1%

NÃO SOUBERAM RESPONDER/INDECISOS 21%

As demais opções não pontuaram o suficiente

DESEMPENHO DOS CANDIDATOS AO SENADO

OTTO ALENCAR 48%

CACÁ LEAO 5%

CÍCERO RIBEIRO 1%

MARCELO BARRETO 1%

RAISSA SOARES 1%

NULOS 2%

BRANCOS 3%

NÃO QUISERAM RESPONDER 2%

NÃO SOUBERAM RESPONDER/INDECISOS 37%

As pesquisas, uma para presidente e outra para governador, tiveram o mesmo Plano Amostral, margem de erro estimada em 3,91% e margem de segurança na ordem de 95%. A presidencial está registrada no TSE sob o número BR – 03425/2022 e a de governador e senador pelo número BA-05369/2022.

Fonte: Cultura e Realidade


Leia Também

Reportagens recentes:
2011 - 2020 @ Líder Notícias - O Seu Canal de Informação | Desenvolvedor :: @ vJPacheco